Quando pensamos em Mortal Kombat, inevitavelmente, Scorpion e Sub-Zero nos vêm à mente. No caso do guerreiro Lin Kuei, inclusive, pode até não parecer, mas existe um personagem específico da franquia que foi fundamental para a construção da história do jovem Kuai Liang.

Sektor no final de Mortal Kombat 3.
Reprodução: Midway Games.

Como você provavelmente já sabe, existiram pelo menos duas pessoas conhecidas como Sub-Zero ao longo da história de Mortal Kombat. O primeiro foi Bi-Han, aquele que foi morto por Scorpion durante o Mortal Kombat original e, depois, se tornou Noob Saibot. O segundo foi Kuai Liang, que assumiu o manto do irmão mais velho.

A princípio, Scorpion e Sub-Zero são definidos, praticamente, pela relação que possuem entre si. No entanto, a história do guerreiro que controla o gelo ganhou novas nuances muito sólidas com o tempo. Obviamente, nos referimos à iniciativa cibernética que transformou guerreiros Lin Kuei em ciborgues.

LEIA MAIS

Um deles, especificamente, costuma ser retratado como o guerreiro pioneiro na iniciativa cibernética: Sektor. Foi por causa do sucesso na transformação do robô vermelho que Kuai Liang, o segundo Sub-Zero, perdeu tantos aliados importantes, como o próprio Smoke.

Apresentação de Sektor em Mortal Kombat 3.
Reprodução: Midway Games.

Não fosse pela existência de Sektor e, obviamente, dos Lin Kuei, a história de Sub-Zero nunca teria ido além da rivalidade com Scorpion. Então, mesmo que esse arco dos robôs de Mortal Kombat tenha sido explorado muito menos vezes do que o histórico entre Sub-Zero e Scorpion, é fato que Sektor foi uma peça fundamental na história do segundo Sub-Zero, que foi quem mais durou. Mais até do que Smoke e Cyrax, duas vítimas dos Lin Kuei.

Os robôs de Mortal Kombat costumam dividir os fãs. Alguns gostam bastante deles enquanto outros acham uma perda de tempo. De qualquer forma, a história de Sub-Zero não seria a mesma sem esse aspecto da narrativa. E Sektor, por incrível que pareça, foi determinante para tudo o que aconteceu.