A era 3D de Mortal Kombat costuma ser lembrada como algo bastante trágico pela maior parte dos fãs. Jogos como Deadly Alliance, Deception e Armageddon não foram, exatamente, os pontos mais altos da franquia.

No entanto, talvez o pico negativo da série tenha sido lá em 1997, quando Mortal Kombat 4 foi lançado. Na teoria, o jogo parecia promissor: cenários tridimensionais, armas utilizáveis para todos os lutadores, personagens inéditos. Na prática, o resultado passou bem longe do esperado.

Tela de seleção em Mortal Kombat 4.
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O sistema de combate não era tão bom quanto o de outras séries, como o então já gigante Tekken, e, visualmente, o jogo já deixava a desejar. Quem era criança quando jogou Mortal Kombat 4 pode até ter se impressionado com as cenas em 3D no final de cada personagem, mas é bem difícil defender aquilo hoje em dia — mesmo quando levamos em consideração o período de lançamento e observamos a concorrência.

Dentre todos os finais, existe um específico que se destaca. Na verdade, esse final possuía três variações, que estavam disponíveis como desfechos de três personagens diferentes: Sonya Blade, Jarek e Jax. Aqui, vamos levar em consideração a versão do Jax.

Liu Kang caindo em Mortal Kombat 4.
GOG.com

Quando o jogador zera Mortal Kombat 4 com Jax, vemos a mesma cena do final de Jarek, em que ele e Sonya Blade estão discutindo no topo de um morro. Após encurralar Sonya no precipício, Jarek decide correr na direção dela, certo de que a derrotará. O resultado, como você pode ver no vídeo acima, é ele caindo do morro e soltando um grito que é praticamente indiscernível.

Embora seja possível ver Jarek despencando em direção à base da montanha, de forma que ele com certeza morreria, ele ressurge do nada lá no topo e joga Sonya Blade, que cai em direção à morte certa. Sonya, antes de ser jogada do precipício por Jarek, conversava com Jax, que fica preocupado quando ela para de responder.

Quando Jarek se convence de que não está em perigo, Jax surge do nada e pega ele pelo pescoço. Para se vingar pela suposta de Sonya, Jax leva Jarek pelo pescoço até a ponta do precipício e ainda diz uma frase de efeito antes de soltar o inimigo: "isso não é uma brutalidade, é um Fatality." Novamente, Jarek solta aquele mesmo grito engraçado enquanto está caindo. Fim.

É maravilhoso do começo ao fim. Os personagens são engraçados, a direção é bizarra, o roteiro não faz sentido e a frase efeito é a cereja do bolo. Acompanhar as histórias atuais de Mortal Kombat tendo testemunhado toda essa jornada de Mortal Kombat 4 nos faz perceber como a série evoluiu ao longo dos anos. De qualquer forma, Mortal Kombat conta com algumas pérolas inestimáveis — que aparecerão aqui um dia, com certeza.