Até pouco tempo atrás, jogadores de GTA 5 estavam condenados às configurações já ultrapassadas de consoles anteriores. Obviamente, isso não era o maior problema do mundo, mas a Rockstar nos salvou com a chegada das versões de nova gearação.

LEIA MAIS

Com maior resolução e três opcões gráficas (incluindo Fidelidade, Desempenho e Desempenho com Ray Tracing), jogadores podem explorar Los Santos como nunca antes sem o uso de algum mod ou algo semelhante. Já era hora.

Franklin na rua.

Sim, isso é gameplay.

Rockstar.

Em um texto sobre Cyberpunk 2077, cheguei a comentar que, há não muito tempo, eu havia descoberto que não conseguia mais jogar em 30 fps e realmente gostar. No caso de GTA 5, ainda era algo tolerável, já que o jogo é absolutamente magnífico, mas até nele eu estava começando a me cansar.

Vieram, então, as versões de PS5 e Xbox Series. Quando vi a opção "Desempenho com Ray Tracing", confesso que duvidei bastante a respeito da estabilidade da performance com o famoso traçado de raios, que torna a iluminação muito mais natural. Surpreendentemente, fiquei extremamente satisfeito com o que joguei.

Pôr-do-sol em GTA 5.
Rockstar.

Seja a maneira como o sol reflete no carro branco de Franklin, a textura da água enquanto iluminada, o céu alaranjado durante o pôr-do-sol ou a fluidez tão esperada na movimentação de absolutamente todos os personagens e NPCs, GTA 5 nunca foi melhor nos consoles. Nunca mesmo.

Melhorias não se limitam, aliás, à parte visual e de performance. Os gatilhos adaptáveis estão sendo utilizados com inteligência no PS5, trazendo mais intensidade aos tiroteios e mais exigência na hora de aumentar a velocidade dos veículos, que precisam de um toque a mais para realmente alcançarem o potencial total.

Entrada de Michael.
Rockstar.

Por enquanto, estou bem no começo de GTA 5 ainda. Sequer comecei a jogar GTA Online — pretendo inaugurar um personagem assim que terminar este texto. Contudo, posso dizer que, dentro daquilo que já sabemos que GTA 5 proporciona, os pequenos ajustes da Rockstar já se mostraram extremamente importante para trazer frescor à experiência.

De fato, não sei até que ponto a aquisição das novas versões do jogo por preço cheio valeria a pena. Contudo, pensando no fato de que GTA Online permanecerá gratuito no PS5 e estará disponível com desconto no Xbox Series até junho (em ambos os casos), é difícil não se animar.

GTA 5 e GTA Online podem ser adquiridos separadamente na nova geração de consoles (PS5 e Xbox Series). As duas versões já estão disponíveis.