Os personagens de God of War (2018) trazem muito mais nuances do que os de jogos anteriores da franquia, que nasceu lá no PlayStation 2. Justamente por esse motivo, existe abertura para que jogadores conheçam lados bem desagradáveis dos heróis da história — e isso é ótimo, evidentemente, apesar de um certo ser testar nosso limite.

Kratos sem graça.
Santa Monica Studio/SIE.

Durante a maior parte do tempo, no jogo mais recente de God of War, você pode ter se perguntado por que Kratos nunca disse a verdade sobre a origem de Atreus para o próprio Atreus. Quando surgem as primeiras pistas de que ele é um deus, tal qual Kratos, ainda não sabemos qual deus ele seria.

Talvez você tenha se perguntado, durante esse trecho do jogo: "ah, e se o menino for uma entidade conhecida por ser ruim?" ou "será que a revelação pode atrair atenção indesejada para cima dos dois? Se sim, melhor manter em segredo. Né?"

LEIA MAIS

Bom, não demora muito até que os jogadores descubram que, na verdade, Kratos não contou a verdade para Atreus, em parte, porque ele temia que a revelação subisse à cabeça do menino. E olha... Não é que Atreus realmente fica insuportável quando descobre que ele é um deus?!

Atreus triste.
Santa Monica Studio/SIE.

A maneira como ele trata Sindri após descobrir a verdade sobre si mesmo não me desceu até hoje. Mesmo que, depois, ele meio que se desculpe, o jeito como Atreus fala com o ferreiro é simplesmente imperdoável. Kratos devia ter agido bem mais rápido para colocar o "garoto" em linha.

Loki, o deus da trapaça que se tornou mais conhecido, principalmente, por causa da Marvel, é a verdadeira identidade de Atreus. Sabemos que essa entidade, especificamente, tem certas peculiaridade que, inclusive, casam perfeitamente com o comportamento do filho de Kratos na fase rebelde.

Quando digo que esse trecho do jogo é "insuportável", me refiro ao fato de ter de ouvir o menino falando todo tipo de absurdo e não poder mandar ele calar a boca. Obviamente, o desenvolvimento de Atreus enquanto personagem é muito bom... Mas, nossa, que menino folgado. Vamos ver o que acontecerá com ele em Ragnarok.

God of War (2018) está disponível para PS5, PS4 e PC.