A Ubisoft confirmou, nesta quarta-feira (22), que Far Cry 6 não terá ray tracing nos consoles da atual geração (PS5 e Xbox Series). Tanto esse recurso quanto o FidelityFX Super Resolution, da AMD, serão exclusivos da versão de PC do jogo.

Conforme publicado pelo TechRadar, que entrou em contato com a Ubi para confirmar a informação, o motivo mais provável para que essa decisão tenha sido tomada é o foco da empresa em garantir 4K e 60fps, sem correr o risco de perder em um desses quesitos por causa do ray tracing.

Arma gigante de Far Cry 6.

"Ray Tracing é um recurso apenas para PC", disse um representante da Ubisoft ao TechRadar. "Nos consoles, nosso objetivo é aproveitar ao máximo as novas capacidades de hardware, otimizando performance, e tendo como alvo o 4K e alcançar os 60fps, por exemplo, tudo isso enquanto garantimos que a experiência na geração anterior de consoles continue sendo consistente."

Em gerações anteriores, ray tracing de fato permaneceu como um recurso disponível apenas em computadores. Nem mesmo as melhores versões do PS4 e do Xbox One eram capazes de fazer o que o PS5 e o Xbox Series conseguem. No entanto, aparentemente, não são todos os jogos que contarão com ray tracing nos consoles da atual geração.

Far Cry 6 em primeira pessoa.

Doom Eternal, Marvel's Spider-Man Remastered, Spider-Man: Miles Morales e Deathloop são alguns dos jogos que possuem ray tracing no PS5 e no Xbox Series. Entretanto, não será o caso do novo título da famosa franquia da Ubisoft.

Para mais sobre Far Cry, confira esta matéria em que o The Enemy ranqueou todos os jogos, do pior ao melhor. Aproveite também para conferir o review de Far Cry: New Dawn, em que consta: "Far Cry não precisa provar para ninguém a robustez de sua fórmula, que tem criado, há pelo menos sete anos, ótimos “parques de diversão” para quem curte ação desenfreada em um jogo. Sua eficácia é comprovada mais uma vez em Far Cry New Dawn, que promove algumas mudanças no gameplay de efeito negativo, mas ainda assim não compromete a experiência."