Antón Castillo, ditador de Yara interpretado por Giancarlo Esposito, é o personagem que mais se destaca nos materiais de divulgação de Far Cry 6. Historicamente, a franquia da Ubisoft sempre contou com vilões memoráveis — e a tendência segue intacta no novo título, aparentemente.

O The Enemy conversou, recentemente, com o Diretor de Narrativa do jogo, Navid Khavari. Na opinião dele, Antón poderia ter uma boa relação com Vaas, o lendário vilão de Far Cry 3, caso os dois um dia tivessem se conhecido. Muito mais do que com Joseph Seed, por exemplo.

Antón Castillo e Diego, filho do vilão.

"Não acho que Antón seria amigo do Pai [Joseph Seed]. Porque Antón, pessoalmente, não é tão religioso quanto as pessoas podem pensar", disse Khavari. "Acho que Vaas seria o cara. Acho que Antón seria próximo de Vaas, porque ele gosta de ter diferentes perspectivas. Mesmo que eles venham de lugares bem diferentes e perspectivas diferentes, acho que eles se dariam bem."

Embora tudo nos leve a crer que Antón será um ditador contra o qual lutaremos sem sentir qualquer peso na consciência, o Diretor de Narrativa de Far Cry 6 acredita que o personagem possui motivações mais profundas do que parecem e espera ao menos um pouco de empatia por parte dos jogadores.

"Esta é a minha esperança. Que os jogadores possam sentir empatia por Antón. Novamente, é algo que nos leva de volta às raízes do personagem. Esse é um homem que, quando tinha 13 anos, viu o próprio pai ser assassinado em uma cela próxima à dele, quando a revolução de 1967 aconteceu", contou. "Ele viveu aprisionado e teve de lutar para voltar ao poder. Além de tudo isso, ele não é apenas um ditador, mas também um pai. Acho que uma das coisas que tentamos fazer foi, você sabe, todos podem se relacionar com a maneira como lidam com os próprios pais."

Inimigos em Far Cry 6.

Outro fator que motivou o Diretor de Narrativa foi uma pergunta que ele fazia a si mesmo: como será que é estar em uma sala com um ditador? Como ele age fora das câmeras? Como ele se comporta no âmbito familiar? Antón realmente tem métodos terríveis e nada muda isso. De qualquer forma, ele realmente acredita que o tratamento de câncer sendo testado em Yara possa ser um caminho para restaurar a suposta glória do país.

Nas palavras de Khavari, Diego, filho de Antón, será um personagem fundamental para a história de Far Cry 6. Por motivos óbvios, não pudemos entrar em detalhes, mas é fato que algumas revelações surpreendentes envolvendo o personagem serão feitas. Portanto, espere por uma grande participação do filho do ditador de Yara.

Antón Castillo em Far Cry 6.

Sabemos que o mundo aberto de Yara, aliás, será enorme. Além disso, a história parece ser ainda mais importante no novo jogo do que em quaisquer Far Cry anteriores. Portanto, será que a duração da campanha será maior desta vez? Na opinião de Khavari, não necessariamente.

"Realmente depende de como você joga. Essa é a questão. Digo, essa é a beleza. É uma pergunta tão difícil de responder, porque essa é a beleza dessas narrativas em mundo aberto", disse. "Em Far Cry 5, sabe, algo que acho que funcionou muito bem foi que você podia fazer a história na ordem que quisesse. Isso é algo que vamos manter em Far Cry 6, ao mesmo tempo em que mantemos uma história geral coesa que mantém tudo junto. Então, realmente, depende de como você joga. Seria diferente de pessoa para pessoa."