Atualização: A notícia foi atualizada com o posicionamento da Riot Games e do Santa Monica Studio:

Mais um caso de assédio marcou a comunidade de Valorant. Desta vez, envolvendo um artista brasileiro que trabalhou em God of War: Ragnarök. Na segunda-feira (13), o artista de personagens Tiago Rios assediou uma streamer ao vivo durante live na Twitch

LEIA MAIS

Larissa Basgal, streamer da Dignitas, fazia uma transmissão de Valorant quando Rios, jogando no mesmo time que ela, reconheceu a influenciadora e passou a insultá-la. No chat de voz, o artista zombou da jogadora por possuir “apenas 200 viewers” e disse que ela “não tem vida” (por passar o dia jogando games), afirmando em seguida o seguinte: “o que você ganha em um ano eu ganho em um dia”. 

Depois, ele a chamou de “vagabunda” e passou a agredi-la verbalmente com insultos relacionados ao corpo, como “boquinha de chupar rola” e “seus peitos batem no umbigo”. Jogando como Chamber, Rios passou a perseguir a jogadora na partida e tentar atacá-la com uma faca. 

Recentemente, Tiago Rios trabalhou com a Santa Monica Studio na caracterização de personagens de God of War: Ragnarök. Em uma thread no Twitter, usuários marcaram o estúdio demandando que se pronuncie sobre o caso. 

Rafa Grassetti, brasileiro que é diretor de arte do estúdio, respondeu às menções. De acordo com ele, “Tiago trabalhou conosco alguns anos atrás, mas ele não trabalha no estúdio. Não toleramos esse tipo de comportamento.”

Reprodução: Artstation/Tiago Rios

Em perfil no Art Station, Tiago alega que trabalha atualmente no Santa Monica Studios.

O The Enemy entrou em contato com a Riot Games e com o Santa Monica Studio perguntando o que as empresas têm a dizer sobre o caso. Confira o posicionamento da Riot Games: 

A Riot Games repudia todos os atos de assédio, preconceito, racismo e manifestações de ódio. A empresa espera que os jogadores mantenham um bom comportamento dentro dos jogos e se esforça para desencorajar comportamentos inadequados e desenvolver um ambiente saudável e maduro dentro de seus títulos. Os jogadores devem ler e concordar com os Termos de Serviço da Riot Games, que reforçam que a empresa se reserva o direito de tomar medidas disciplinares apropriadas, inclusive banimentos temporários, suspensão, ou encerramento e exclusão da conta, no intuito de proteger a integridade e o espírito esportivo em seus jogos. Em relação ao caso mencionado, a empresa definirá medidas disciplinares aplicáveis com base em seu Termo de Serviços e nas políticas internas vigentes para seus parceiros de conteúdo.

O posicionamento do Santa Monica Studio segue abaixo:

"O Santa Monica Studio condena comportamento ofensivo e de bullying. Essa pessoa não trabalha conosco desde 2021."