Em breve, uma função comum do Facebook pode chegar ao Twitter: os textões. A rede social divulgou na quarta-feira (22) que está fazendo testes com um novo recurso, chamado “Notas”, que permite textos de até 2.500 palavras. 

LEIA MAIS

A função poderá ser testada, em um primeiro momento, apenas por alguns usuários dos Estados Unidos, Reino Unido, Gana e Canadá (via BBC). Durante o teste, as Notas aparecerão na timeline na forma de tuítes com links que levam diretamente para o novo recurso no Twitter Write. 

Será possível adicionar fotos, vídeos, GIFs e até mesmo tuítes ao texto. Além disso, Notas poderão ser editadas após serem publicadas. 

Imagem mostra dois celulares, um ao lado do outro. Em ambas as telas está aberta a timeline do Twitter, com aparência branca.
Reprodução: Twitter

Contudo, alguns países do mundo não poderão sequer visualizar a função neste momento, como esclarecido pelo Twitter em uma publicação dedicada

O Twitter foi criado com o intuito de ser uma rede social com informações diretas e publicações com poucas palavras. Em seu lançamento, em 2006, era possível escrever apenas 140 caracteres em um tuíte. Isso mudou apenas em 2017, quando o limite foi ampliado para 280 caracteres. 

A possibilidade de fazer tuítes maiores, contudo, é uma demanda da própria comunidade de usuários. Na rede social, é comum ver longos textos na forma de threads - uma sequências de tuítes conectados para contar uma única história. Estaria esse costume em risco com a chegada das Notas? Apenas o tempo dirá.