O Twitter deve começar a testar, nos próximos dias, uma nova forma de notificação para informações duvidosas e "fake news", que promete trazer mais contexto e uma justificativa para determinadas publicações serem marcadas como potencialmente enganosas.

A princípio, esse recurso será disponibilizado apenas para algumas contas, já que ainda está em fase de teste. Eventualmente, no entanto, após certos ajustes serem realizados, é esperado que todos contem com a ferramenta, cujo objetivo é, nas palavras da empresa, "servir o debate público."

"Nosso objetivo é facilitar a localização de informações confiáveis ​​no Twitter e limitar a disseminação de conteúdo potencialmente prejudicial e enganoso. A partir de hoje, estamos introduzindo novos rótulos e mensagens de aviso que fornecerão contexto e informações adicionais sobre alguns Tweets contendo informações contestadas ou enganosas relacionadas ao COVID-19", conta em publicação no site oficial da empresa.

"Aprenderemos muito à medida que usarmos esses novos rótulos e estamos abertos a ajustes conforme exploramos a rotulagem de diferentes tipos de informações enganosas. Esse processo está em andamento e vamos trabalhar para garantir que esses e outros rótulos e avisos apareçam no Twitter. Tweets incorporados e tweets vistos por pessoas não logadas no Twitter ainda podem aparecer sem um rótulo", diz o texto.

De acordo com o Twitter, equipes internas dedicadas estão apurando constantemente informações relacionadas ao COVID-19, que seria uma das principais justificativas para essa iniciativa de evitar a disseminação de informações falsas. Contudo, passada a pandemia, não existe qualquer previsão de que as marcas de conteúdo potencialmente enganoso serão removidas.