Genshin Impact é um RPG de ação desenvolvido e distribuído pela HoYoverse (inicialmente, miHoYo), lançado em 28 de setembro de 2020 para Android, iOS, Windows e PlayStation 4. Por ser um jogo gratuito, a estratégia de monetização de Genshin é inteiramente baseada em microtransações, utilizadas para acelerar alguns elementos do jogo e, principalmente, o sistema de gacha de personagens.

Desenvolvimento e Recepção

Quando a então miHoyo começou o desenvolvimento de Genshin Impact, em janeiro de 2017, o estúdio já dispunha de um produto forte no mercado: Honkai Impact 3rd. Contudo, o título focava mais em missões curtas de combate e não dispunha de áreas de exploração de mundo até o início de 2019. 

Crédito: HoYoverse

Diferente de Honkai, Genshin busca entregar um RPG de ação muito mais focado no mundo criado, dependendo o mínimo possível dos tradicionais hubs de missões da maioria dos jogos mobile. Segundo o estúdio, The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi uma das principais inspirações para a equipe, e as comparações eram, naturalmente, esperadas. 

Crédito: HoYoverse / Nintendo

Com o orçamento inicial de US$ 100 milhões, Genshin aparece entre um dos jogos mais caros da indústria de jogos como um todo. Apesar de se tratar de um jogo gratuito e com custo de produção extremamente elevado, o sistema de monetização interno arrecadou US$ 60 milhões apenas na primeira semana. Ao final do segundo mês, a receita de Genshin já era equivalente a aproximadamente quatro vezes o custo de produção.

Com o sucesso de Genshin, a desenvolvedora não deixou Honkai de lado, mas transformou o jogo mais recente no carro chefe, alocando um orçamento previsto de US$ 200 milhões por ano para o desenvolvimento continuado do RPG.

Crédito: HoYoverse

Em 2021, a HoYoverse lançou a versão nativa de Genshin Impact para PlayStation 5, o que, segundo os desenvolvedores, adiou os planos de lançamento para os consoles Xbox e Nintendo Switch. Apesar de ter sido anunciado inicialmente para todas as plataformas, já faz alguns meses que essas versões não aparecem em comunicados da empresa, sugerindo a possibilidade de terem sido canceladas.

Mundo rico com histórias profundas

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Em termos de história e construção de mundo, Genshin utiliza elementos clássicos de narrativa, muitos que vão além dos clichês dos animes. O mundo de Teyvat dispõe de um mapa em constante evolução, que dá aos jogadores cenários riquíssimos, com cada continente tomando inspiração em regiões reais. 

A Importância dos elementos

Dentro da mitologia de Genshin, Teyvat conta com sete continentes, protegidos por deuses que manifestam diferentes elementos: Anemo (Vento), Cryo (Gelo), Dendro (Natureza), Electro (Eletricidade), Geo (Terra), Hydro (Água) e Pyro (Fogo).

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Cada um desses deuses possui arcontes, ou avatares, que os representam em forma física naquele mundo, geralmente se passando por pessoas que acompanham e protegem a história de cada continente. Pessoas com sonhos ou desejos muito intensos são capazes de manifestar esses desejos em forma de cristais de Visão, que permitem manipular ao menos um elemento — similar aos dobradores, de Avatar.

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Conforme o protagonista avança na história principal, ele (ou ela) é direcionado a explorar cada área, desvendando o mapa e se aprofundando nas tramas de cada um desses locais. Curiosamente, mesmo sem um cristal de Visão, o herói é abençoado pelo deus protetor de cada continente, recebendo o poder da manipular o respectivo elemento.

Herói desmemoriado

A trama principal de Genshin gira em torno dos irmãos gêmeos Aether e Lumine, que acabam separados em uma batalha contra um ser poderoso. Apesar de ser possível decidir qual dos irmãos controlar, a maioria dos materiais promocionais de Genshin coloca Aether como uma escolha semi-canônica. 

Ao cair em Teyvat, Aether se encontra sozinho, possuindo apenas flashes de memória e a certeza de que precisa encontrar a irmã. Caso Lumine seja escolhida como protagonista, a trama é a mesma, mas os papéis são invertidos. Sendo assim, não há diferença narrativa que impacte a decisão de qual dos dois utilizar.

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Quase todos os personagens com quem o protagonista se encontra chamam ele apenas de Viajante. A missão principal de Genshin gira em torno de recuperar a memória do personagem principal, descobrir o paradeiro de Aether/Lumine e entender a importância de comandar todos os elementos.

Regiões de Teyvat — Mondstadt, Liyue, Inazuma e Sumeru

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A região de Mondstadt, área inicial do jogo, toma como base a arquitetura, cultura e geografia de cidades tradicionais da Alemanha e Suíça. Esses detalhes se refletem tanto nos personagens e suas roupas quanto na própria mecânica culinária, que gera diversos pratos típicos desses países. 

O continente de Mondstadt é protegido pelo arconte de Anemo, Venti. Apesar de sua idade, ele se passa por um bardo beberrão com aparência de adolescente, o que quase sempre o coloca em situações inusitadas.

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Liyue é inspirada na região da China. Por se tratar de uma cultura mais conhecida pela equipe de desenvolvimento, o continente é sem dúvida uma das áreas com referências culturais mais fortes e aprofundadas, contando inclusive com elementos do folclore chinês, tradições religiosas e diversos elementos que permeiam os personagens e as missões.

O arconte que protege o continente de Liyue é Zhong Li, um dragão extremamente sábio que, inclusive, é o responsável pela criação e implementação do sistema monetário do jogo. Zhong Li se manifesta geralmente como um homem alto e sereno, mas extremamente poderoso mesmo em sua forma mortal.

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Inazuma é composta por um conjunto de ilhas inspiradas na cultura japonesa. O arquipélago é regido pela arconte Electro, que isolou politicamente a região por muitos anos em busca de criar uma nação eterna.

Conforme desvenda as histórias de Inazuma, o jogador vai entendendo lentamente os motivos para que a xogum de Inazuma tenha isolado a região. Ao mesmo tempo, ele também a ajuda a perceber como essas ações acabam trazendo mais problemas do que soluções.

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A região mais nova é a de Sumeru, inspirada nas culturas do Oriente Médio e Sudeste Asiático. O continente é protegido pela arconte Kusanali, deusa da sabedoria. Como o conteúdo chegou apenas na versão 3.0, lançada em agosto de 2022, a história da região ainda é um mistério, mas isso deve mudar nos próximos meses. 

Exploração

Por trazer uma forte inspiração em Breath of the Wild, a exploração de Genshin é muito pautada pela verticalidade e a habilidade de usar um planador para percorrer grandes extensões. Um detalhe interessante é que, mesmo não sendo um mundo persistente como de um MMO, o mapa do jogo é renderizado simultaneamente. 

Dessa forma, se algum lugar pode ser avistado, muito provavelmente ele pode ser explorado. Se é possível enxergar uma ilha flutuando no céu ou um templo no meio do oceano, é praticamente certo que existe um meio de chegar lá — e se não existe é apenas uma questão de tempo para que exista.

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Cada nova grande atualização de Genshin introduz também novos elementos de exploração. Com o lançamento do arquipélago de Inazuma, em 2021, os jogadores passaram a ter acesso ao barco Waverider, usado para navegar pelos mares do continente inspirado no Japão e buscar ilhas e regiões secretas antes inacessíveis.

Combate

O combate em Genshin Impact é pautado por dois fatores principais: a arma e o elemento equipado pelo jogador. Assim como em boa parte dos RPGs japoneses, cada personagem consegue utilizar apenas um tipo de arma, a qual possui mecânicas diferentes de acordo com o personagem.

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A premissa é criar formações com até quatro personagens diferentes, e a grande diferença para jogos convencionais é que O Viajante não é uma escolha obrigatória. São muito raras as situações em que a utilização do protagonista é imposta, sendo possível criar a composição que mais se adequar ao estilo de cada jogador.

O jogo conta com 5 tipos diferentes de armas:

  • Espada: focada em ataques menos poderosos, porém mais rápidos;

  • Espada Larga: focada em causar mais dano, com menos ataques. Geralmente possuem habilidades relacionadas a segurar o botão de ataque com animações contínuas e efeitos adicionais;

  • Arco: arma a distância com ataques rápidos. A mira pode ser automática, dinâmica ou manual, de forma a acertar ataques carregados, os quais possuem animações e efeitos diferentes para cada personagem;

  • Catalisador: geralmente associada a personagens mágicos. Ataques de personagens de catalisador são sempre elementais;

  • Lança: arma de combate físico de maior alcance. São geralmente mais rápidas e possuem estocadas e ataques em área.

Não existe um padrão entre a função em batalha e a arma ou elemento do personagem. Os atributos de Dano, Defesa e Cura são definidos principalmente pela história individual e personalidade do personagem em questão. 

Crédito: HoYoverse

Atualmente, existe uma combinação de elemento ou arma para cada um dos papéis de combate. Por mais que seja possível favorecer builds diferentes para aumentar o dano ou resistência, ir contra a progressão individual de cada personagem dificilmente será benéfico.

Dessa forma, uma composição ideal envolve ter personagens preenchendo ao menos três de quatro funções: Dano (DPS), Dano Secundário (Sub-DPS) e Suporte (Cura ou  Defesa). Os papéis de Cura e Defesa são, naturalmente, bem diferentes, mas ambos caem na categoria de suporte. Isso porque, se bem desempenhados, um pode eliminar a necessidade do outro em times mais fortes. É justamente aí que entra o sistema de monetização de Genshin.

Sistema de monetização

Apesar do jogo liberar alguns personagens iniciais na progressão de história, praticamente todos os outros precisam ser adquiridos no sistema de gacha, que envolve sorte. Assim como na maioria dos jogos desse tipo, Genshin possui dois tipos principais de roletas — ou orações. 

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A primeira delas utiliza a moeda Destino Familiar que, apesar de ser mais fácil de ser acumulada, é limitada apenas a personagens de 4 estrelas e alguns 5 estrelas do início do jogo. Todos os personagens 5 estrelas restantes só podem ser adquiridos através de orações de eventos que utilizam a moeda Destino Entrelaçado. 

Muitos personagens para pouco dinheiro

As moedas podem ser adquiridas apenas na loja interna do jogo, como recompensa em eventos temporários ou em alguns níveis do passe de batalha. Por serem tão escassas, aqueles que optam por não investir dinheiro no jogo dificilmente conseguirão os personagens mais raros.

HoYoverse via The Enemy

Atualmente, Genshin está com dois tipos de banners rotativos. O primeiro deles traz bônus apenas para personagens novos e o segundo apenas para personagens de retorno. Isso complica ainda mais as chances no sistema de gacha.

Dessa forma, a dica para jogadores free-to-play é focar em criar composições em torno dos personagens 5 estrelas que já possui e acumular os Destinos Entrelaçados para gastar especificamente em banners que queira muito.

Personagens excelentes e para todos

Outro ponto que diferencia Genshin de outros jogos estilo gacha é que cada personagem é único, com histórias próprias que de alguma forma se cruzam com a do Viajante. Essas pequenas sub narrativas justificam a adição de novos personagens à lista de membros do grupo, sem que isso pareça uma escolha gratuita e aleatória.

Crédito: HoYoverse

Apesar do sistema de aquisição depender exclusivamente de sorte, praticamente todos os personagens são extremamente carismáticos e bem construídos. Mesmo as opções de 4 estrelas conseguem desempenhar bem seus papéis em batalha — alguns até melhor do que os mais raros. Independente da raridade, o poder do personagem é definido mais pelos itens equipados e pela forma como se encaixa em diferentes composições. 

Todas as armaduras são adquiridas exclusivamente por meio de atividades no jogo. Já a maioria das armas acaba vindo, até certo ponto, nas roletas de personagens. Até existe uma roleta específica para armas, mas são pouquíssimos os casos onde ela valha o investimento.

Atividades e recompensas no jogo

Além do mundo vasto para explorar e das missões, Genshin oferece uma série de atividades que definem a experiência e progressão no jogo. Cada uma das regiões liberadas traz chefes de dificuldades e tipos diferentes, que garantem alguns dos itens necessários para evoluir personagens e armas.

As armaduras, principais responsáveis pela progressão de atributos, e os demais itens de evolução precisam ser adquiridos em pequenas masmorras – muito parecidas com os shrines de combate de Breath of the Wild. O catálogo de recompensa dessas missões é rotativo, então é preciso estar atento a quais dias da semana são ideias para cada material.

Sistema de Resinas

Também estão espalhadas pelo mapa pequenos desafios que trazem como recompensa Mora (dinheiro) ou livros de experiência. Todas essas atividades são necessárias para evoluir os personagens, mas dependem das famigeradas Resinas Originais. 

HoYoverse via The Enemy

Os jogadores começam o dia com 160 dessas resinas, que levam exatas 21 horas e 20 minutos para recarregarem completamente. Além da recarga normal, é possível utilizar itens do passe da batalha ou recompensas de outras atividades para recuperar 60 resinas originais de uma só vez.

Ainda que isso limite a velocidade de progressão, o volume de conteúdo e atividades fazem falta apenas em casos específicos em que o jogador escolhe fazer os famigerados farms de materiais ou equipamentos. 

Abismo Espiral

O jogo ainda conta com o sistema de desafio do Abismo Espira, o qual possui atualmente 12 pisos diferentes. Cada um apresenta combates que misturam chefes e inimigos poderosos para testar os limites da composição de cada jogador.

HoYoverse via The Enemy

Para dominar o último piso é necessário ter composições mais evoluídas, geralmente com dois times de nível máximo distintos e atributos alinhados. Entretanto, as principais recompensas de cada temporada não exigem que o jogador complete todos os pisos, servindo principalmente como uma forma de treinar e garantir mais itens e resinas.

Muito além de um jogo mobile

A maioria das mecânicas por trás da monetização de Genshin levam os jogadores a assumir que se trata de um jogo mobile como tantos outros. Contudo, a riqueza de detalhes na forma como cada um desses elementos é implementado, sempre associado a elementos de narrativa, coloca Genshin Impact como uma experiência mais completa que alguns jogos a preço cheio, em que elementos básicos são pulverizados em DLCs pagas.

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