The DioField Chronicle é um novo RPG da Square Enix que parece perfeito para fãs de estratégia em combates, mundos medievais e aquela boa e velha atmosfera de Final Fantasy, com os heróis responsáveis por salvar o mundo e tudo o que já se espera em uma jornada heroica. Veja o que achamos do game depois de jogar uma breve demo.

LEIA MAIS

Obviamente, fãs de Final Fantasy se sentirão em casa ao experimentar The DioField Chronicle. Mais do que isso, esse jogo se passaria facilmente por um novo título da grande série da Square Enix.

imagem de cuscene de the diofield chronicle
Square Enix

Em questão de história, obviamente, não há como avaliar o produto completamente, dada a limitação esperada da versão de teste, mas também há a marca da Square Enix nesse quesito. Basicamente, existem reinos rivais, um recurso natural importante necessário para usar a “nova mágica” — motivo de muitos conflitos —, um império do mal e por aí vai. Aliás, isso também remete a Final Fantasy XVI, quando olhamos com atenção.

O enredo parece não ser o real diferencial na hora de falar de The DioField Chronicle, mas a apresentação é amistosa. O estilo de anime e as texturas dão leveza ao game e ajudam a reforçar a personalidade dos personagens e as relações desenvolvidas entre eles.

Já no quesito jogabilidade, o game traz algumas particularidades. The DioField Chronicle é um RPG tático e flerta com RTS. O jogador controla quatro personagens durante o combate e dispõe de uma variedade interessante de comandos.

imagem de gameplay de the diofield chronicle
Square Enix

Além dos ataques automáticos, existe a opção de pausar o tempo na batalha para coordenar ações mais complexas, e é aí que a profundidade se apresenta. O ritmo do confronto é reduzido drasticamente, mas por boas razões. Há como usar um personagem para distrair inimigos enquanto aliados atacam e até reposicionar todas as unidades em tempo real.

Com o decorrer do jogo, são desbloqueados mais personagens que servem como suporte a outros na batalha. Na demonstração, esse auxílio está limitado ao uso de habilidades específicas, mas as instruções do tutorial dão a entender que, a partir de algum momento, será possível trocar entre eles no decorrer do combate.

Novamente, resgatando artifícios populares de Final Fantasy, alguns personagens possuem a habilidade de “invocar” seres poderosos em batalha, e não há como não comparar com FF. Afinal, a presente na demo é nada menos do que o próprio Bahamut, com uma magia avassaladora para usar nas lutas.

imagem de bahamut em the diofield chronicle
Square Enix

Em suma, fãs de RPG tático, RTS, fantasia medieval e Final Fantasy têm bons motivos para se animar com The DioField Chronicle. A demo está disponível gratuitamente para PS4, PS5, PC via Steam, Xbox One e Xbox Series. O jogo será lançado para todas as plataformas em 22 de setembro.

extras/capas/the-diofield-chronicles-cover.jpg
The DioField Chronicle
  • Lançamento

    22.08.2022

  • Publicadora

    Square Enix

  • Desenvolvedora

    Square Enix

  • Censura

    14 anos

  • Gênero

    RPG/Estratégia

  • Testado em

    PlayStation 5