S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chernobyl teve seu desenvolvimento interrompido devido à invasão de tropas russas à Ucrânia, onde o estúdio GSC Game World é sediado.

Em um novo vídeo em seu canal oficial, o estúdio revelou que planejava revelar mais sobre o processo de captura de movimento e como as cutscenes do jogo estavam sendo criadas na semana passada.

"A semana passada foi eras atrás", diz o vídeo.

"Em 24 de fevereiro, a Rússia declarou guerra contra a Ucrânia e enviou foguetes, tanques e soldados à nossa terra natal", continua. "Nosso país é forçado a lutar por sua existência mais uma vez. Parece ser o preço da liberdade."

"Esse vídeo é nossa resposta à pergunta 'como vocês estão?'. Agora estamos nos esforçando para ajudar nossos funcionários e suas famílias a sobreviver."

"O desenvolvimento do jogo mudou para segundo plano. Mas vamos definitivamente continuar."

"Após a vitória. Glória à Ucrânia", termina o vídeo.

S.T.A.L.K.E.R. 2 tinha lançamento previsto originalmente para abril de 2022, antes de ser adiado para dezembro. Com a interrupção do desenvolvimento e a instabilidade no território ucraniano, a chegada do jogo passa a ser uma incógnita.

(Embora, naturalmente, essa deva ser a menor das preocupações quanto ao estúdio e seus membros)

Anunciado em 2018, S.T.A.L.K.E.R. 2 é uma sequência dos aclamados jogos lançados nos anos 2000 pelo GSC, e o primeiro desde Call of Pripyat, de 2009.

Inspirado pelo livro Piquenique na Estrada, dos Irmãos Strugatsky, e o filme Stalker de Andrei Tarkovsky, o game se passa em uma versão alternativa da Zona de Exclusão de Chernobyl, na Ucrânia, em que uma estranha anomalia afetou a região, causando não só mutações na fauna e flora, como também estranhas anomalias em vários pontos desse território.

O game foi revelado oficialmente em 2020, durante o Xbox Game Showcase, e ganhou um trailer especial durante o evento especial da Microsoft durante a E3 2021.

S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chernobyl deve ser lançado para PC e Xbox Series X|S, e estará disponível logo no lançamento para o serviço Xbox Game Pass.

S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chernobyl
GSC Game World/Divulgação