A Square-Enix anunciou nesta segunda-feira (2) a venda de Crystal Dynamics, Eidos-Montreal e Square Enix Montreal e seus catálogos de jogos para o grupo sueco Embracer, que é dona da THQ Nordic e Deepsilver. Desta forma, Tomb Raider, Deus Ex, Thief e Legacy of Kain. O negócio foi fechado por US$ 300 milhões e precisa passar pela aprovação de órgãos reguladores.

LEIA MAIS

A Square-Enix e Embracer esperam que o negócio seja concluído em setembro de 2022. A empresa não revelou todos os nomes de franquias que serão transferidas para a Embracer. Em seu comunicado à imprensa são citados Tomb Raider, Deus Ex, Thief e Legacy of Kain, porém nem todas as franquias que fazem parte do negócio foram reveladas. A Square-Enix diz em seu comunicado que continuará a publicar os games Just Cause, Outriders e Life Is Strange no ocidente.

Segundo o comunicado, todos os projetos atualmente em desenvolvimento também passarão a ser de responsabilidade desse novo grupo, como Tomb Raider que está em desenvolvimento em Unreal Engine 5. Com este negócio, cerca de 1.100 funcionários estarão trabalhando para o grupo.

No comunicado à imprensa do Embracer Group, Lars Wingefors, cofundador e CEO diz que “Estamos entusiasmados em receber esses estúdios no Embracer Group. Reconhecemos as fantásticas Proriedades Intelectuais, o talento criativo de classe mundial e o histórico de excelência que foram demonstrados repetidamente nas últimas décadas".

"Foi um grande prazer conhecer as equipes de liderança e discutir planos futuros de como eles podem realizar suas ambições e se tornar uma grande parte da Embracer”, finaliza.

Já Phil Rogers, CEO da Square Enix America and Europe declarou que “O Grupo Embracer guarda o maior segredo dos jogos: uma coleção massiva e descentralizada de empreendedores dos quais estamos entusiasmados em fazer parte hoje. É o ajuste perfeito para nossas ambições: fazer jogos de alta qualidade, com ótimas pessoas, de forma sustentável e aumentar nossas franquias existentes para suas melhores versões de todos os tempos".

"A Embracer nos permite estabelecer novas parcerias em todas as mídias para maximizar o potencial de nossas franquias e viver nossos sonhos de fazer um entretenimento extraordinário”, conclui.

O ano de 2022 começou quente com diversas aquisições sendo realizadas pela indústria dos videogames. Em janeiro foram anunciadas três grandes aquisições: a Zynga pela Take-Two por US$ 12,7 bilhões, a Activision-Blizzard por parte da Microsoft, resultando no maior negócio do mercado, somando US$ 70 bilhões e Bungie foi adquirida pela Sony por US$ 3,6 bilhões.

A Square-Enix está passando por uma reformulação em seus negócios, se concentrando em seu lado oriental como em ações para os 35 anos da série Final Fantasy. Além disso, a empresa anunciou que vai investir em blockchain e NFTs. Recentemente a empresa revelou Kingdom Hearts 4, que está no início de seu desenvolvimento.