A Sony Interactive Entertainment anunciou, nesta segunda-feira (31), um acordo para adquirir a Bungie, empresa conhecida por Destiny e Halo, por US$3.6 bilhões.

Conforme publicado pelo GameIndustry.biz, depois da conclusão do acordo, a Bungie será "uma subsidiária independente" da SIE comandado por um conselho de diretores formados pelo CEO e presidente, Pete Parsons, e o resto do atual time de gerenciamento do estúdio.

Personagens de Destiny 2.

De acordo com a Sony, a Bungie continuará sendo um estúdio multiplataforma, com a opção de "distribuir os próprios jogos e alcançar os jogadores onde quer que eles queiram jogar." No momento, o estúdio trabalha em manter suporte a Destiny 2, expandir a franquia Destiny e trabalhar em novas IPs.

“Tivemos uma forte parceria com a Bungie desde o início da franquia Destiny, e eu não poderia estar mais empolgado em receber oficialmente o estúdio na família PlayStation", disse o presidente e CEO da SIE, Jim Ryan.

Master Chief em Halo 3.

"Este é um passo importante em nossa estratégia para expandir o alcance da PlayStation para um público muito mais amplo. Entendemos como a comunidade da Bungie é vital para o estúdio e esperamos apoiá-los enquanto eles permanecem independentes e continuam a crescer. Assim como a Bungie, nosso comunidade é fundamental para o DNA da PlayStation", afirmou.

"Tanto a Bungie quanto a SIE acreditam que os mundos dos jogos são apenas o começo do que nossa IP se tornará", disse Parsons. "Nossos universos originais têm imenso potencial e, com o apoio da SIE, vamos impulsionar a Bungie a se tornar uma empresa global de entretenimento multimídia dedicada a cumprir nossa visão criativa."

Além de Destiny, a Bungie é conhecida por ter criado a franquia Halo. Hoje em dia, os jogos de Master Chief estão sob responsabilidade da 343 Industries, então, não possuem qualquer relação com a Bungie. Aliás, na época em que a Bungie estava trabalhando em Halo, o estúdio acabou sendo adquirido pela Microsoft por cerca de US$30 milhões.