Com uma mecânica muito fluida e divertida, o roguelike brasileiro Dandy Ace estreou na última semana de março como uma nova página na história do estúdio Mad Mimic. Com críticas muito positivas no Steam e uma indicação a Melhor Jogo Brasileiro no BIG Festival, conversamos com o CEO e fundador da dev, Luis Fernando Tashiro, sobre o desenvolvimento do jogo e o que o futuro aguarda para as desventuras de Ace.

Para quem já jogou e gostou de Dandy Ace, começamos com uma boa notícia: Tashiro nos confirmou que o jogo receberá atualizações em breve e que versões para todos os consoles têm previsão de lançamente entre maio e junho deste ano. 

Dandy Ace foi o terceiro jogo da Mad Mimic, que trabalhou em No Heroes Here (2017) e Mônica e a Guarda dos Coelhos (2018), ambos jogos cooperativos e com mecânicas similares. Tashiro conta que fazer o roguelike foi um grande desafio para a equipe, que se sentia mais madura para desenvolver um produto mais robusto.

O jogo brasileiro também não esconde suas fontes de inspiração nos roguelikes mais famosos. “A gente se baseou muito em Dead Cells em progressão e misturamos com Transistor, que foi nossa maior inspiração para o sistema de combinação de cartas”, contou Tashiro.

Já o lançamento de Hades, sucesso absoluto da Supergiant, deixou, sim, algumas dúvidas quanto ao processo de criação de Dandy Ace. “Quando o Hades anunciou seu early access, estávamos no meio do desenvolvimento. Até rolou aquele medo, mas enxergamos como uma oportunidade. Sempre vai haver a comparação, obviamente, mas é um jogo com características similares e teve uma aceitação tão boa, então por que não podemos ter isso também com o nosso?!”, acrescentou o desenvolvedor.

Outro ponto principal do jogo, a dublagem brasileira foi uma adição tardia e veio depois do feedback de alguns streamers brasileiros que haviam testado o jogo. E o meio de campo entre a Mad Mimic e os influencers foi Vinie Mattos, que “juntou uns conhecidos”, tipo BRKsEDU, Patife, Kalera, Maethe Lima, Gabi Cattuzzo e LJoga, que toparam colaborar no projeto. “A gente tava no dia 11 de março subindo as vozes na build porque foi quando tudo ficou pronto”, acrescentou.

E essa presença dos influencers ajudou e muito na divulgação inicial do projeto. Logo em seus primeiros dias de lançamento, Dandy Ace foi jogado em live pelo streamer brasileiro Alanzoka, ultrapassando os 26 mil espectadores. No YouTube, o vídeo em que BRKsEDU fala sobre sua participação na dublagem já conta com mais de 112 mil visualizações. Além disso, o jogo foi o primeiro da Mad Mimic a receber uma nota no Metacritic, com um sólido 80 no site internacional de avaliações.

Agora no pós-lançamento do jogo, Tashiro também confirmou que Dandy Ace irá receber atualizações em breve e tem previsão para ganhar versões para os consoles entre maio e junho deste ano. Confira o nosso review completo de Dandy Ace.