Em meio ao desaceleramento da economia global, a Microsoft se uniu às gigantes de tecnologia que estão optando por diminuir seu escopo. Por meio de um comunicado, a empresa anunciou nesta quarta-feira (18) que fará o corte de 10 mil funcionários. De acordo com o jornalista Jason Scheier, da Bloomberg, o setor de Xbox foi afetado.

O CEO Satya Nadella informou, por meio de um comunicado publicado no blog da Microsoft, que os cortes compõem uma estratégia que visa o alinhamento da “estrutura de custos de receita e onde está a demanda dos consumidores”. 

Imagem da sede da Microsoft
Reprodução: Microsoft

“Apesar de vermos os consumidores acelerarem seus gastos digitais durante a pandemia, agora os vemos otimizar seus gastos digitais para conseguir fazer mais com menos. Também vemos organizações em todos os setores e geografias agindo com cautela, já que algumas partes do mundo estão em recessão ou a antecipam”, argumentou o CEO. 

As demissões tiveram início nesta quarta-feira (18) e se estenderão até o terceiro trimestre do ano fiscal. Nadella defende que, mesmo que o número de 10 mil demissões seja alarmante, ele corresponde a menos de 5% da base total de funcionários da Microsoft.

Imagem de Sadya Natella, CEO da Microsoft
Reprodução: Andrew Harrer/Bloomberg/Getty Images

“Este é o contexto em que nós, como companhia, devemos nos esforçar para entregar resultados de forma contínua, enquanto investimos em oportunidades a longo prazo. Estou confiante de que a Microsoft sairá disso mais forte e competitiva (...)”, completou o executivo.

Apesar de não especificar em quais setores acontecerão as demissões, o número expressivo de cortes torna bastante provável que o setor de Xbox seja afetado. De fato, é o que indicam fontes consultadas pela Bloomberg. 

Imagem de Redfall
Reprodução: Bethesda/Xbox

Em reportagem publicada também nesta quarta-feira (18), Scheirer diz ter confirmado com fontes que a Bethesda Game Studios, de Starfield, e a 343 Industries, de Halo Infinite, já tiveram funcionários impactados pelo corte em massa. 

Algumas das pessoas que perderam o emprego seriam “veteranos que estavam há anos em Xbox”, de acordo com as fontes. 

Imagem de Starfield
Reprodução: Bethesda/Xbox

LEIA MAIS

De acordo com a NBC, a Microsoft se une a outras gigantes de tecnologia como a Amazon, Facebook, Google e outros na aplicação de cortes em massa. O canal aponta que o movimento de cautela por parte das gigantes de tecnologia está relacionado ao aumento da inflação e taxas de juros, além do desaceleramento do mercado em escala global. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!