Em 2018, a Microsoft anunciou a compra da Obsidian, que se juntou à divisão Xbox, com isso, uma parceria entre as duas empresas foi estabelecida e deu origem a alguns projetos de destaque, como Grounded e Pentiment, ambos lançados oficialmente em 2022.

Em entrevista exclusiva ao The Enemy, Josh Sawyer e Adam Brennecke, respectivamente diretores de Grounded e Pentiment, destacam a liberdade oferecida pela divisão Xbox no desenvolvimento dos títulos e como isso impacta na hora de criar jogos diferentes.

“Grounded teve seu desenvolvimento iniciado bem antes de sermos comprados, mas eles [Xbox] viram uma oportunidade de fazer um jogo divertido então apoiaram e pediram para continuar”, contou Sawyer.

Já para Brennecke, a aquisição foi o que permitiu trabalhar em Pentiment. Segundo ele, ter o estúdio adquirido foi o que possibilitou gerar projetos experimentais: “não levei a ideia a sério até sermos comprados, achei que seria um jogo muito difícil de vender ainda como independentes”.

De fato, Pentiment foi um título que surpreendeu a muitos e pode ser considerado ousado, mas a investida valeu a pena, uma vez que será um dos mais lembrados do ano (veja nosso review completo). Além disso, ambos apontam o Game Pass como peça fundamental no sucesso dos projetos.

“O Game Pass é o que oferece a oportunidade de tentarmos coisas que representem mais um nicho específico e atendam a escalas menores já que o foco não está apenas em vender múltiplas cópias e sim em oferecer uma biblioteca de jogos variada para o público”, afirma Sawyer.

“Gostamos de sentir que todos colocam esse ‘chapéu de desenvolvedor’ e ajudam no projeto”, diz Brennecke sobre feedback da comunidade. “Desenvolvemos um jogo de sobrevivência diferente, amistoso e amigável justamente para que mais pessoas possam jogar”.

LEIA MAIS

Tanto Grounded quanto Pentiment estão disponíveis via Xbox Game Pass para jogadores tanto de Xbox quanto de PC.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

extras/capas/pentiment_box_art.jpeg
Pentiment
  • Lançamento

    15.11.2022

  • Publicadora

    Xbox Game Studios

  • Desenvolvedora

    Obsidian Entertainment

  • Censura

    14 anos

  • Gênero

    Narrativo, aventura, RPG

  • Testado em

    PC

  • Plataformas

    Xbox One Xbox Series S Xbox Series X PC