Keanu Reeves tem sido uma estrela recorrente no mundo dos games nos últimos anos, tendo aparecido com papéis proeminentes recentemente com a experiência interativa The Matrix Awakens, e no último ano com o esperado e controverso Cyberpunk 2077.

Mas, em entrevista ao site The Verge, Reeves declarou recentemente que nunca jogou o RPG da CD Projekt RED — isso apesar de a chefia do estúdio ter dito que o ator teria "adorado" o game às vésperas de seu lançamento.

"Eu vi demonstrações, mas eu nunca joguei", explicou Reeves durante uma conversa sobre The Matrix Awakens (entre outros assuntos) junto de Carrie-Anne Moss. O ator, aliás, admitiu que não é muito chegado a jogar videogames como um todo.

Isso vai diretamente contra uma declaração feita por Adam Kicinski, presidente da publisher polonesa CD Projekt, sobre o contato de Reeves com o jogo às vésperas do lançamento.

"Ele jogou o jogo", disse o executivo (via Seeking Alpha). "Mas até onde eu sei ele ainda não terminou. Então... Mas definitivamente, ele jogou o jogo e está adorando."

É claro, esse é o tipo de coisa que o próprio Kicinski tivesse ouvido de pessoas ligadas a Reeves, e não diretamente do próprio ator, e não parece ser algo tão grande em um vácuo, mas acaba sendo mais uma das várias declarações falsas e inverdades relacionadas a Cyberpunk 2077 com ligação direta à chefia da empresa.

Pelo menos, durante a entrevista, Reeves ficou feliz ao saber que seu avatar de Johnny Silverhand era o mais requisitado para mods com cenas de sexo no jogo, que acabaram sendo podados pela própria CD Projekt por medo de represálias de licenciamento.

Cyberpunk 2077 - Johnny Silverhand
CD Projekt Red/Divulgação

Enquanto isso, ele também declarou que adoraria participar de um jogo de videogame moderno de Matrix, além do próprio Awakens.

"É ridículo que não haja um", respondeu. "Quero dizer, essas companhias não são geridas por gente esperta?"

Reeves especificamente declarou que os executivos da Warner "deixaram a peteca cair 15 anos atrás" quanto a isso.

É claro, tivemos alguns jogos de Matrix durante a década de 2000, e as Irmãs Wachowski sempre se declararam fãs da mídia, mas em geral os produtos não eram necessariamente da melhor qualidade (embora é possível que um evento em Matrix Online explique porque há um novo Morpheus no pedaço).

Cyberpunk 2077 completou um ano de lançamento na última sexta, 10 de dezembro, e apesar de seu lançamento conturbado e críticas fortes, o RPG parece estar encontrando um público e ganhando mais elogios do que na época de sua chegada ao PC e consoles.

Mais novidades do jogo, incluindo versões para PS5 e Xbox Series X|S e os prometidos DLCs e expansões, estão previstas para chegar durante o ano de 2022.