The Matrix Resurrections ganhou seu primeiro trailer, e seu você ainda não assistiu... o que tem de errado com você? Ele está logo acima e você está lendo um hyperlink para o Omelete neste momento.

Entre os destaques do trailer estão o retorno de rostos conhecidos como Neo (Keanu Reeves) e Trinity (Carrie-Anne Moss), e algumas novas figuras como os personagens de Jessica Henwick e Neil Patrick Harris.

E também temos...

Matrix Resurrections - Morpheus novo

Olá

Warner Brothers./Divulgação

Alguém de cara nova, mas com um visual bem familiar. Yahya Abdul-Mateen II, de A Lenda de Candyman, parece, age e replica muitos dos momentos do mentor original de Neo, Morpheus, papel que tornou-se icônico com Laurence Fishburne.

A ausência confirmada de Fishburne já é conhecida há bastante tempo, e já se especulava que Abdul-Mateen II viveria uma versão mais jovem de — ou alguém inspirado por — Morpheus, algo que parece ter se confirmado no primeiro trailer. A grande questão agora é:

... Oi?

Por que temos (aparentemente) os mesmos Neo e Trinity, mas (aparentemente) um Morpheus de cara nova?

Bom, é possível que o Morpheus como o conhecemos até agora tenha batido as botas.

Nos videogames.

The Matrix Online
Monolith Productions/Divulgação

The Matrix Online era um MMORPG desenvolvido pela Monolith Productions (mesmo estúdio de F.E.A.R. e Terra-média) e posteriormente pela Sony Online Entertainment (mais tarde conhecida como Daybreak), que durou entre 2005 e 2009, quando seus servidores foram desativados.

Normalmente, esse seria só mais um dos diversos RPGs Online de marcas populares que se ergueram antes de ser varridos pelo poder quase imensurável de World of Warcraft na época, mas havia uma peculiaridade: o jogo prometia seguir a narrativa apresentada na trilogia original, e tinha envolvimento direto das Irmãs Wachowski, pelo menos inicialmente.

Para quem segue a carreira da dupla, isso não é surpresa, pois Lana e Lilly Wachowski já declararam por décadas o quanto apreciam videogames como forma de expressão artística.

As duas também trabalharam diretamente nos outros jogos da franquia, dirigindo os trechos com atores reais em Enter the Matrix e desenvolvendo o roteiro de Path of Neo. Nenhum desses jogos foram considerados excelentes (ou bons, ou medianos, ou...) tanto no lançamento quanto nos dias de hoje, mas ao menos as cutscenes de Enter the Matrix são extremamente bem-feitas.

Isso tudo nos leva a maio de 2005, poucos meses após The Matrix Online ser oficialmente lançado, e onde jogadores — ou "redpills", como eles eram chamados antes de esse termo ser completamente destruído em tempos recentes — foram surpreendidos pela morte de um dos personagens mais famosos deste universo.

Durante o Capítulo 1.2 do jogo, Morpheus é alvejado por uma figura misteriosa conhecida apenas como "O Assassino" e que conseguiu escapar de uma explosão ao manipular o código da simulação.

Naturalmente, os jogadores não compraram um fim tão súbito (e pouco dramático), e por anos a fio a comunidade especulou sobre quando e como Morpheus voltaria à vida, com muitos argumentando sobre a possibilidade de uma "Saída de Emergência" semelhante às próprias mecânicas implementadas no game, em que uma morte na Matrix não significava uma morte real.

"Mais tarde foi revelado que as balas do Assassino contavam com uma nova forma de criptografia de dados, chamada de 'kill code', que burlava essa tecnologia", diz a página de Morpheus no Wikipédia.

(Eu sei, Wikipédia como fonte, mas é relevante neste caso!)

"Rumores e especulação popular de uma morte forjada ainda seguiram, porém, principalmente baseado no fato de que antes do assassinato de Morpheus alguns redpills receberam um email declarando que ele muito provavlmente 'desapareceria' e se esconderia. Tal qual Neo, os restos mortais de Morpheus no mundo real ainda não foram encontrados."

Talvez um dia o jogo seguisse essa narrativa em particular, mas com seu encerramento em 2009 a morte e vida de Morpheus nunca foi revisitada — embora, um simulacro seu ganhou mais proeminência em Capítulos seguintes da narrativa do jogo, ainda com input das Wachowski, o que pode complicar ainda mais as questões sobre esse novo Morpheus.

Por isso, com um Morpheus de cara nova, é bem possível que a dupla tenha usado um gancho narrativo de um jogo semi-esquecido pelo mundo para desenvolver a ressurreição de Matrix. Como elas mesmo falaram para o roteirista de Matrix Online, Paul Chadwick, em uma entrevista ao IGN em 2005:

"Nossos filmes nunca foram criados para um público passivo. Há filmes desses o suficiente sendo feitos. Queremos que nossa audiência tenha trabalho, tenha que pensar, tenha que participar ativamente para apreciá-los."

"Jogos engajam a mente ativamente, enquanto a maioria dos filmes de gênero (os filmes que costumamos assistir) são voltados para provocar o mínimo de pensamento possível. Considere por que os filmes em que todo mundo sabe exatamente o que vai acontecer são os que mais fazem dinheiro."

Ou não, o que faria você ter perdido uma parte de sua vida lendo este texto, e eu perder uma parte ainda maior pesquisando e elaborando ele.

Assim é a vida na busca de tendências e clickbait.

The Matrix - Morpheus pilha

Há uma metáfora aqui em algum lugar

Warner Brothers./Divulgação