Os jogadores de videogame em todo o mundo devem gastar cerca de US$ 20 bilhões com loot boxes até 2025, calculam os pesquisadores da Juniper Research (via GamesIndustry).

A pesquisa também aponta que aproximadamente 230 milhões de jogadores - 5% de toda a comunidade gamer mundial - terão gasto alguns dólares com as infames caixinhas misteriosas tão presentes nos jogos. O instituto calcula que a receita gerada por essa mecânica deve crescer 5% ao ano - mas esse resultado pode ser impactado pela desconfiança dos jogadores e pelas legislações de diversos países para coibir a prática.

"Em sua forma tradicional, as loot boxes costumam ser consideradas exploratórias, levando ao aumento do escrutínio legislativo", diz o instituto Juniper Research. "Esperamos ver as publishers de jogos reagirem a isso no futuro, mudando os formatos das loot boxes, para mantê-las atraentes e fora do reino legal dos jogos de azar".

Jogadores devem gastar cerca de US$ 20 bilhões com loot boxes até 2025
Juniper Research/Reprodução

As plataformas mobile representarão o grosso das vendas de loot boxes, com a China e outros territórios do Extremo Oriente responsáveis por mais da metade das vendas de caixinhas.

A venda de loot boxes é uma questão controversa na indústria de games e tem atraido a atenção de órgãos reguladores em diversos países. A EA, por exemplo, está envolvida em vários processos judiciais pela implementação da mecânica em jogos de esporte como FIFA e Madden NFL. No Reino Unido, games com loot boxes passaram a ser classificados como jogos de azar.