De acordo com reportagem do The Guardian, as loot boxes podem passar a ser consideradas como jogos de azar no Reino Unido. Segundo o veículo, o departamento governamental de Digital, Cultura, Mídia e Esportes (DCMS) pedirá uma análise de evidências sobre o assunto.

A motivação seria a mesma que já surgiu em outros países: a possibilidade do vício em jogos de azar ser introduzido pelas loot boxes. Na Bélgica, isso já foi motivo para a proibição completa de loot boxes no país, forçando as desenvolvedoras a se adaptarem.

Até o momento, o governo do Reino Unido não considerava a mecânica como um jogo de azar, já que não teria nenhum ganho financeiro envolvido. Entretanto, o DCMS reuniu evidências de que, em sites terceirizados, é possível trocar os ganhos com loot boxes por dinheiro da vida real.

Novamente, nenhuma surpresa. O mercado paralelo de skins de CS:GO, por exemplo, movimenta bilhões de dólares por ano; também não é difícil encontrar contas de FIFA e outros jogos sendo integralmente vendidas na internet.

O ganho da indústria de games com as loot boxes é gigantesco: grande parte da receita da EA é provinda da venda de FIFA Points, moeda utilizada para comprar pacotes do FIFA Ultimate Team.