O Greenpeace Brasil se aproveitou do realismo de Microsoft Flight Simulator para monitorar o desmatamento e garimpo ilegal na Amazônia. Por meio do mod Flying Guardians, jogadores poderão encontrar potenciais focos de atividade ilegal na floresta, ajudando a localizar esses pontos na vida real.

O mod usa imagens de satélite obtidas pela empresa Planet Labs PBC, e monitora especificamente as terras Munduruku e Yanomami. As imagens são atualizadas praticamente em tempo real, e ao sobrevoar áreas protegidas, o usuário receberá fotos daquela região ao longo do ano, permitindo identificar possíveis incidentes.

"Com velocidade, tecnologia e adaptabilidade em sua essência, essa iniciativa preenche a lacuna entre o desejo da nova geração de fazer a diferença, o mundo dos games e a tecnologia dos satélites", disse Ricardo Guerra, diretor da Planet Labs na América Latina.

LEIA MAIS

O mod está disponível gratuitamente no site oficial do Flying Guardians. Naturalmente, é necessário possuir Flight Simulator em sua biblioteca de PC para conseguir acessar o conteúdo.

Jogadores ainda encontrarão quatro canais de rádio, que transmitem conteúdos informativos sobre desmatamento, o papel do Greenpeace e da Planet Labs, e até mesmo um enredo fictício sobre acontecimentos nas terras Munduruku e Yanomami.