A Epic Games, de Fortnite, passa por reestruturação em grande escala. Como confirmado na quinta-feira (29), a companhia realizou o corte de cerca de 830 funcionários ao redor do globo – ou seja, 16% da força de trabalho foi impactada. 

A publisher também planeja vender duas de suas aquisições nos próximos dias. 

Logo da Epic Games
Epic Games

Em um email interno, tornado público com uma publicação no blog da Epic Games, o CEO Tim Sweeney explicou que os cortes decorrem de ”gastos maiores do que o lucro”.

“Há certo tempo estamos gastando mais dinheiro do que lucramos, investindo na evolução da Epic e tornando o Fortnite um ecossistema para criadores inspirado no metaverso”, escreveu Sweeney. 

Foto de Tim Sweeney, CEO da Epic Games
GDC/Reprodução

“Por muito tempo, permaneci otimista de que passaríamos por essa transição sem demissões mas, em retrospecto, percebo que foi irrealista da minha parte”, finalizou o executivo.

Além dos cortes, Sweeney confirma que a Epic Games planeja se desfazer de duas aquisições: o selo de música independente Bandcamp e a companhia especializada em criar experiências online seguras para crianças, a SuperAwesome. No caso da SuperAwesome, porém, apenas “grande parte” das ações será vendida. 

Imagem de Fall Guys
Mediatonic/Epic Games/Reprodução

Horas antes da confirmação, a Bloomberg noticiou as demissões na Epic Games. Na apuração, Jason Shreier afirma ter informações internas de que “as margens de lucro do Fortnite Creator não foram tão grandes quanto a de Fortnite”.

Ainda de acordo com o jornalista, os funcionários afetados pelos cortes terão garantias e benefícios de saúde por mais seis meses. Demais demissões não aparentam estar nos planos da Epic Games. 

LEIA MAIS

Em seu Twitter pessoal, Shreier também confirmou que “por mais que seja verdade que a Mediatonic, de Fall Guys, tenha sido bastante afetada pelos cortes em massa realizados hoje, os rumores de que o estúdio foi fechado não são verdadeiros”.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!