O SAG-AFTRA votou a favor da greve no setor de games. A pauta de paralisação foi aceita com 98,32% dos votos dos membros do sindicato dos atores, conforme divulgado na noite da segunda-feira (25). O aceite, porém, não significa que a greve já está em vigor. 

As negociações do sindicato com os estúdios participantes – como Activision, EA, Epic Games, Insomniac, Take-Two e Warner Bros. – seguem a partir desta terça-feira (26) e têm duração prevista para a quinta-feira (28). Após esse período, o SAG anunciará se convocará a greve ou não (via Gematsu). 

Foto da greve do SAG-AFTRA em 2023
Mike Blake/Reuters

No comunicado da segunda-feira (25), o sindicato afirma que as negociações com estúdios de games, em vigor desde 2022, não tiveram sucesso. 

“As companhias se recusaram a oferecer termos aceitáveis para alguns dos problemas mais críticos para nossos membros, incluindo pagamentos que acompanhem a inflação, proteções contra usos abusivos de inteligência artificial e precauções básicas de segurança”, escreveu o SAG.  

Foto dos bastidores de captura de movimento de Marvel's Spider-Man
Insomniac

Ray Rodriguez, chefe das negociações de contrato do sindicato, argumenta que, devido a “usos abusivos de IA e salários defasados, aqueles que trabalham em jogos enfrentam vários dos mesmos problemas do que aqueles que trabalham em filmes e televisão”. 

Desta forma, mesmo que distintas, as três indústrias de entretenimento compartilham pautas em comum, o que fomenta a necessidade de greve.

Foto dos bastidores de captura de movimento de Hellblade
Ninja Theory

LEIA MAIS

No que tange aos games, as demandas do SAG-AFTRA se resumem a três pautas: proteções relacionadas à consentimento, transparência e compensação para uso de IA; aumentos de salários que reflitam corrosão da compensação frente à inflação; e segurança para atores de captura de movimentos e proteções de estresse para dubladores. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!