Desde os anos 2010, a EA mantém seu foco de produção em games multiplayer como Battlefield, FIFA e Apex Legends. Ainda sim, em uma reunião de resultados financeiros realizada na última terça-feira (2), o CEO Andrew Wilson afirmou que jogos single-player continuam sendo “muito, muito importantes” para a companhia – apesar de hoje representarem apenas 30% do portfólio da empresa. 

Cena de Star Wars Jedi: Fallen Order mostra Cal Kesti e seu droid robô olhando para cima com uma feição de surpresa
Reprodução: Respawn/EA

LEIA MAIS

De acordo com a transcrição da reunião disponibilizada no site SeekingAlpha (via Polygon), Wilson afirmou o seguinte: “Nossos jogadores, no geral, têm como motivações principais a inspiração, fuga, conexão social, competição, auto-aperfeiçoamento e criação. Essas são as coisas que nos unem como jogadores. E, quando pensamos em jogos single-player, achamos que eles são uma parte muito, muito importante do portfólio geral que entregamos no cumprimento dessas motivações principais.”

Em sequência, o CFO Chris Suh concordou com Wilson, mas reiterou que jogos multiplayer ainda correspondem a 70% da receita da EA

Imagem do Remake de Dead Space
Reprodução: Motive Studios/EA

“Se pensarmos no modelo e no impacto financeiro dele, acho que a primeira coisa a sempre ter em mente é que os serviços multiplayer ainda abrangem, em uma base de 12 meses, mais de 70% de nossos negócios, e isso tem sido um fluxo de receita comprovado, muito confiável e altamente recorrente”, contrapôs o executivo. “Esse ainda será o impulsionador predominante em nosso P&L [lucro e prejuízo] a longo prazo”. 

Dessa forma, Suh pontuou que, em prol do crescimento a longo prazo, a EA continuará a investir em “desempenho contínuo e estável de seus negócios multiplayer”. Ainda assim, ele reconhece que “haverá algumas opções ao longo do caminho”, indicando que a empresa pode voltar a investir mais em jogos single-player caso queira. 

Cena do trailer de Star Wars Jedi: Survivor
Reprodução: Respawn/EA

Dentre os próximos título single-player da EA está Star Wars Jedi: Survivor. A sequência de Jedi: Fallen Order está prevista para 2023 para PS5, Xbox Series e PC – com isso, o jogo não chega para PS4 e Xbox One.  

  • Lançamento

    15.11.2019

  • Publicadora

    Electronic Arts

  • Desenvolvedora

    Respawn Entertainment

  • Gênero

    Ação

  • Plataformas

    PlayStation 4 Xbox One PC