O lançamento de Battlefield 2042 foi no mínimo decepcionante (para não dizer um desastre), o que já levou a publisher Electronic Arts a reavaliar completamente o desenvolvimento dos jogos da série daqui para frente.

E, mais recentemente, apontar para culpados pela péssima recepção do jogo.

Uma reportagem do site Xfire assinada pelo jornalista e insider Tom Henderson — conhecido por fontes confiáveis especialmente para Call of Duty e Battlefield — relata que, na última terça-feira (15), a EA realizou uma reunião interna para discutir o direcionamento da empresa, e mais de 20 minutos teriam sido dedicados ao shooter da DICE.

Laura Miele, chefe de estúdios da empresa, declarou que "é muito importante admitir quando temos erros", e que "este certamente é o caso com o lançamento de Battlefield, que fracassou em alcançar as expectativas de nossos jogadores, e também claramente não atingiu as nossas próprias expectativas."

A reportagem indica que a executiva citou diversos fatores que levaram à recepção negativa do jogo, incluindo desde a atualização do motor gráfico Frostbite, desenvolvido pela própria DICE — "A versão da Frostbite que eles usavam era tão velha que tiveram que voltar e atualizar. Por isso foi basicamente colocar o jogo em um motor gráfico novo" — até problemas de adaptação com a pandemia de Covid-19 e trabalho de casa.

Battlefield 2042
Electronic Arts/Divulgação

Porém, a justificativa mais curiosa (para não dizer bizarra) foi o lançamento surpresa do multiplayer de Halo Infinite, que de acordo com Miele trouxe comparações desfavoráveis a Battlefield 2042 por ser um jogo mais polido e bem-acabado.

Historicamente, os lançamentos de Battlefield são repletos de bugs e problemas de instabilidade, e a EA calculou que o público levaria o histórico da franquia em conta no novo game.

Ainda assim, a contagem de bugs no jogo teria atingido "níveis históricos para um jogo da DICE", o que levou o estúdio a correr para resolver os problemas com patches pré e durante o lançamento.

Miele também declarou que o jogo não se alinhou com as expectativas de jogadores (sejam novos ou veteranos da série).

"Claramente, não fomos longe o suficiente com segmentos de jogadores diferentes, e certamente não nos aprofundamos com o jogo, por isso não trouxemos jogadores junto de nós, o que foi um grande erro para o ciclo e processo de desenvolvimento do jogo."

Uma petição de reembolso por quem comprou o jogo e se desapontou com o resultado final já atingiu 209 mil assinaturas no site Change.org.

Após uma reestruturação interna, a franquia Battlefield será chefiada por Vince Zampella, cofundador da Respawn Entertainment, responsável por Apex Legends e Star Wars Jedi: Fallen Order.