Idle Magic School é o melhor jogo de Harry Potter, sem ser de fato um jogo de Harry Potter.

Você deve estar pensando “mas como assim o melhor jogo de Harry Potter que não é Harry Potter?”... Bom, é um game mobile totalmente genérico que tem tudo o que Harry Potter tem, inclusive alguns nomes, feitiços e aulas iguais. 

Se você já sonhou em construir sua própria Hogwarts e administrá-la em tempo real, você finalmente vai poder fazer isso com o jogo estúdio ProBro, pertencente ao gênero idle mobile e que, além de ser bem bacana, vai te fazer perder algumas horas da vida nele.

Antes de tudo, porém… o que é um jogo Idle?

Jogos do gênero “Idle” - também conhecidos como “jogos incrementais”, são jogos que tem como objetivo clicar repetidamente na tela e coletar suas recompensas para ganhar mais dinheiro ou enfrentar desafios cada vez mais fortes e poderosos. Podemos utilizar Cookie Clickers, Ragnarok Mobile Idle Poring e AFK Arena como exemplos.

Basicamente: você joga eles da forma mais simples possível, sem um background com história super extraordinária e complexa e etc. Idle Magic School é um jogo desses, mas com um diferencial muito importante aqui para os fãs de Harry Potter: ele tem a temática de escola de bruxaria.

E tudo bem que você também deve estar pensando: “mas qualquer joguinho que tenha a temática de escola de bruxaria vai lembrar Harry Potter, né”. Exceto que Idle Magic School vai muito além disso.

Muito mesmo.

Temos até alguns personagens característicos da franquia do bruxinho famoso, mas que estão escondidos sob outros nomes para, eu imagino, evitar os direitos autorais. Dá só uma olhadinha nesse print aqui com alguns dos personagens que introduzem o jogo. Te lembram alguém?

Mas, vamos ao que interessa: porque eu acho - na minha opinião - que ele é um excelente joguinho mobile?

Todos os fãs de jogos de celular sabem que a maioria dos jogos Idle são ruins. Sim, eles são ruins. Quase todos eles parecem muito genéricos, padrões e os anúncios são irritantes.

Idle Magic School tem uma progressão deveras decente, além de te dar a chance de obter moedas premium sem assistir aos anúncios - que, aliás, não são anúncios forçados, você assiste eles se quiserem. Só por não forçar anúncio na sua cara já merece vários pontos.

O equilíbrio dele parece maior e melhor do que na maioria dos outros jogos do gênero. Mas como assim? As salas dele permanecem úteis e você realmente precisa utilizar um pouco de estratégia para que as coisas deem certo para sua escola. Salas de níveis mais altos deixam seus alunos mais fortes, mas têm menos chances de que ele conclua um curso e etc.

E se você joga Hogwarts Mystery, por exemplo, sabe que ele é um jogo extremamente lento e que te força a esperar por muito tempo para recarregar as energias.

São 5 cenários no total, onde você pode montar suas escolas, e eles vão liberando conforme você for bem sucedido nas escolas anteriores. Temos a área da Floresta Mágica, País Aquático, Terra Invernal, Cidade Celestial e a Ilha das Sombras.

Você também poderá “batalhar” contra Trasgos, Lobisomens e outros tipos de monstros e criaturas mágicas que aparecem ao redor da escola, além de participar em eventos de competição escolares.

E o melhor: quando você não está no jogo, ele continua sendo executado automaticamente gerando receita, mesmo offline. Então você pode entrar no jogo a qualquer momento e coletar seus ganhos e, claro, gastá-los construindo uma sala de aula nova ou um dormitório a mais.

Esse é um jogo mobile que eu recomendo caso você goste daqueles joguinhos que não precisam de muita atenção (mas que requerem uma certa paciência com o tempo para ganhar algumas coisas). Eu tô completamente viciada nele e estou jogando há uns bons 10 dias ou mais e tenho mais de 30 horas de jogo, pois é.

E, pra completar, recentemente eu descobri que o jogo tem um subreddit próprio e que os desenvolvedores dele são super queridos e estão abertos a todos os feedbacks dados por lá.

Eles, inclusive, fizeram uma postagem lá para agradecer os fãs por amar e apoiar o jogo. Sério.

Vamos ouvir atentamente às sugestões de cada jogador. Também verificaremos cuidadosamente os bugs no jogo que vocês mencionaram. No momento, nosso jogo ainda apresenta algumas imperfeições, como as traduções de idioma dentro do jogo, etc. Se você puder nos fornecer sugestões por e-mail ou comentários, ficaríamos muito gratos”, diz a mensagem.

Minha dica é: destrua sua produtividade e perca muito tempo da sua vida nesse joguinho de clicar de Harry Potter que não é Harry Potter. Ele está disponível no Google Play e App Store.

(Caso encontre algum erro neste artigo, me avise pelo Twitter @jumacalossi)