Anunciado em 2013 pela CD Projekt RED, Cyberpunk 2077 só ganhou mais hype com o passar dos anos, especialmente após o sucesso de The Witcher 3: Wild Hunt, o trailer do jogo na conferência da Microsoft na E3 2018, e o vídeo de demonstração de 48 minutos divulgado meses depois.

Embora ainda deva se esperar mais algum tempo - embora o quanto ainda não se sabe -, já estamos a par de alguns detalhes do que está por vir no novo RPG distópico futurista do estúdio polonês.

Confira abaixo tudo o que sabemos de Cyberpunk 2077 (até agora):

Baseado no RPG de mesa

cyberpunk-2020

Enquanto The Witcher é baseado nas obras literárias de Andrzej Sapkowski, Cyberpunk 2077 também tem seu próprio progenitor: Cyberpunk 2020, o popular RPG de mesa de Mike Pondsmith.

Além disso, ao contrário de The Witcher, em que Sapkowski e a CD Projekt RED não tinham a melhor relação - o autor chegou até a entrar com um pedido legal contra a produtora por royalties adicionais -, Pondsmith está envolvido diretamente com o processo de desenvolvimento do game.

Divulgação/R. Talsorian Games

Protagonista

cyberpunk-2077-v

Em Cyberpunk 2077, o jogador controla como protagonista um indivíduo conhecido apenas como “V”.

Ao contrário de Geralt de Rívia, um personagem literário que já tinha uma personalidade e código de ética próprios antes do desenvolvimento dos games, V é muito mais customizável, podendo ter seu sexo, visual, atributos e elementos de seu passado.

Divulgação/CD Projekt RED

Primeira pessoa

cyberpunk-2077-first-person

Ao contrário de The Witcher, que trazia uma perspectiva em terceira pessoa, Cyberpunk 2077 será um RPG de ação em primeira pessoa.

De acordo com a própria CD Projekt RED, há uma série de razões para isso, principalmente em termos de imersão, para ajudar o jogador a conhecer e habitar o mundo de Cyberpunk 2077 aos olhos de V.

Há também a inspiração em jogos do passado com elementos parecidos como o novo game, em especial Deus Ex.

Divulgação/CD Projekt RED

Night City (e além)

cyberpunk-2077-night-city

A ação de Cyberpunk 2077 acontecerá principalmente em Night City, localizada na Costa Oeste da Califórnia e eleita “Pior Lugar para se Viver na América”.

“Os principais problemas?”, diz V no trailer oficial do jogo. “Altíssimos índices de violência, e mais pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza do que qualquer outro lugar.”

Ainda assim, para figuras mais ambiciosas como o protagonista, Night City é uma “cidade de sonhos”, por oferecer oportunidades sem igual para quem estiver disposto a sujar as mãos para isso.

O produtor Richard Borzymowski também confirmou que, além da metrópole em si, será possível explorar os arredores de Night City, e que o jogo não terá “uma parede invisível depois do último prédio na cidade”.

Divulgação/CD Projekt RED

Melhorias cibernéticas

cyberpunk-2077-implantes

Durante o jogo, V poderá ganhar cada vez mais dinheiro e reputação no submundo do crime de Night City, e com isso há a possibilidade de melhorar os implantes cibernéticos do personagem, dando a ele novas habilidades e possibilidades no combate ou diálogo.

Reprodução/CD Projekt RED

Reputação

cyberpunk-2077-jaqueta

A reputação de V também é refletida no tipo de roupas e itens que poderão ser utilizados pelo protagonista.

No trailer e gameplay, por exemplo, ele utiliza uma jaqueta especial da banda Samurai, conhecida por seu estilo rebelde e contra o sistema.

Divulgação/CD Projekt RED

Opções de combate

cyberpunk-2077-fps

Seguindo a linha do RPG de mesa e jogos como Deus Ex, em Cyberpunk 2077 o jogador estará livre para melhorar diversos aspectos de V com o passar do tempo, podendo escolher as habilidades que prefere melhorar com o personagem.

Isso quer dizer que V pode ser mais furtivo, ou resistente, ou versátil durante o combate. É possível até melhorar sua persuasão, para minimizar a violência dos encontros.

É claro, porém, que estas vantagens trazem desvantagens naturais, que poderão tornar a vida do protagonista mais difícil, dependendo das circunstâncias.

Reprodução/CD Projekt RED

Arsenal

cyberpunk-2077-mantis-blade

Além de suas habilidades, o jogador também poderá contar com um arsenal diverso, que vai desde armamento mais tradicional - como pistolas e metralhadoras - até lâminas embutidas no próprio corpo de V.

Divulgação/CD Projekt RED

Romance e sexo

cyberpunk-2077-romance

Como visto no vídeo de gameplay, V terá a oportunidade de se relacionar romanticamente (ou ao menos sexualmente) com uma série de personagens diferentes, podendo seguir os passos da fama de conquistador de Geralt.

Reprodução/CD Projekt RED

Companheiros

cyberpunk-2077-jackie

Ao que tudo indica, durante sua jornada V receberá a ajuda de companheiros durante o combate (e talvez além).

O vídeo de gameplay, por exemplo, mostra a amizade entre V e Jackie, e é provável que mais personagens ofereçam assistência/serviços dependendo de suas ações.

Divulgação/CD Projekt RED

Equipe de desenvolvimento nas centenas

cyberpunk-2077-trauma-team

Em fevereiro de 2019, a CD Projekt RED revelou ao site polonês Stockwatch que a equipe de desenvolvimento de Cyberpunk 2077 já tem mais de 400 pessoas.

Posteriormente, após relatos de questões trabalhistas em estúdios como a Bioware (de Anthem) e NetherRealm (de Mortal Kombat), os chefes da produtora polonesa prometeram que o desenvolvimento do jogo será mais “humano” em relação a The Witcher 3, e não terá crunch obrigatório.

A de se ver, porém, se o desenvolvimento não será tão conturbado.

Divulgação/CD Projekt RED

Xbox One e PS4

cyberpunk-2077-robo

A CD Projekt RED já confirmou por vezes que, apesar do visual impressionante da demonstração do jogo, Cyberpunk 2077 está sendo desenvolvido não só com o PC, mas com o PS4 e Xbox One em mente.

"Estamos focados no Xbox One, PlayStation 4, e é claro que no PC também", disse o designer Patrick Mills para a Game Informer.

Divulgação/CD Projekt RED

Multiplayer

cyberpunk-2077

Em setembro de 2019, a CD Projekt confirmou que Cyberpunk 2077 receberá um modo multiplayer.

De acordo com o estúdio, o multiplayer será disponibilizado apenas quando todo o conteúdo singleplayer ser lançado oficialmente.

Mais detalhes devem ser anunciados no futuro.

CD Projekt/Divulgação

Dublagem e legendas

cyberpunk-2077-v-espelho

Em julho de 2018, a conta de Cyberpunk no Twitter confirmou, por forma indireta, que o jogo teria localização em português do Brasil, embora não especificamente dublagem ou apenas legendas.

Posteriormente, a assessoria do estúdio no Brasil confirmou que, como The Witcher 3: Wild, o game será "100%" localizado no país, com direito tanto a legendas quanto dublagem.

Reprodução/CD Projekt RED

Keanu Reeves como Johnny Silverhand

No trailer exibido na conferência da Microsoft durante E3 2019, foi revelado que o jogo terá ninguém menos do que Keanu Reeves, interpretando o rebelde Johnny Silverhand.

Uma figura conhecida entre fãs de longa data de Cyberpunk, Johnny foi vocalista e guitarrista da icônica banda Samurai, além de um fuzileiro que desertou durante um conflito na Nicarágua, usando sua música para lutar contra o sistema opressor deste mundo distópico.

Por enquanto, ainda não se sabe o papel de Johnny na trama maior do jogo, mas o trailer já indica que ele tem intenção de "queimar" Night City.

Lançamento

cyberpunk-2077-night-city

Na E3 2019, a CD Projekt RED anunciou - via Keanu Reeves - que Cyberpunk 2077 seria lançado em 16 de abril de 2020.

Porém, em janeiro, o estúdio anunciou que o jogo seria adiado para 17 de setembro.

Reprodução/CD Projekt RED
  • Lançamento

    17.09.2020

  • Publicadora

    CD Projekt

  • Desenvolvedora

    CD Projekt RED

  • Gênero

    RPG