A Lenda do Herói, um dos maiores sucessos entre os jogos independentes brasileiros que vai ganhar uma continuação, anunciou nesta terça (9) o início de sua campanha de financiamento coletivo e Lucas Inutilismo como protagonista. 

O jogo abriu sua campanha de arrecadação e já tem muita coisa acontecendo nos bastidores. O The Enemy teve a oportunidade de entrevistar Rafael Bastos, produtor e um dos sócios do Estúdio Dumativa, para falar desta continuação.

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A Lenda do Herói 2 tem um novo protagonista e personagens - Divulgação/Dumativa

A Lenda do Herói 2: A Marcha de Malaquias conta a história de um novo herói e se passa muitos anos após os eventos do primeiro game. No entanto, o lore do jogo teve que ser revisitado pois, inicialmente, o primeiro jogo não tinha muitas pretensões de criar um profundo background.

“O antigo herói está na história, mas não está no jogo. A gente teve que criar toda uma história, pois o Lenda 1 não tinha essa pretensão - a gente só queria fazer uma piada. Aí nós tivemos que criar uma história [mais profunda] pois foi o que o público pediu”, conta o produtor.

A ideia da continuação veio de um papo entre Rafael e Marcos Castro, sócio do jogo e idealizador do projeto. “Eu falei ‘Marcos a gente não pode fazer a mesma coisa. A gente precisa fazer diferente. Já o Marcos teve a ideia de continuar a história, mas com muito tempo pra frente para justificar uma história e trazer um público novo”.

E foi nesse mesmo papo que Rafael pensou no cantor para ser o protagonista “‘Tem um cara que é humorista, veio do trocadilho e canta pra caralho. Esse cara é o Lucas [Inutilismo]’”, conta Rafael. “Tem quase um ano desde quando tivemos a ideia de chamá-lo, pra você ver como as coisas se encaixam sem querer”. 

Lucas Inutilismo é o protagonista de "A Lenda do Herói 2" - Divulgação/Dumativa

Marcos entrou em contato com Lucas e fez o convite, que foi aceito imediatamente. “Quando o Lucas topou, pra mim foi uma surpresa. Ele disse ‘Quero muito fazer, acho que vai ser muito legal’. Ele representa uma geração nova que o Marcos ajudou a criar. É uma passagem de bastão com esse herói novo, com novos personagens, uma nova história, sem esquecer do [jogo] antigo”.

Lucas não é o único famoso. Rafael contou que além dele, outros músicos estarão no game “A gente tem o Fresno, o Angra, o Zero, o Scatolove e temos outros que estamos confirmando”.

O produtor fala ainda como foi trazer essas pessoas para o jogo “As outras pessoas do casting são pessoas que circularam a gente de alguma forma durante o desenvolvimento do Lenda e que nunca tivemos a oportunidade de conversar. E depois descobrimos que eles gostaram do jogo”. 

“Às vezes não temos noção o quão longe a gente alcança”, completa.

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Um pequeno grande estúdio

Para quem não sabe, o Dumativa está envolvido em diversos projetos e conta com mais de 40 pessoas em sua equipe. É esse o estúdio responsável pelo sucesso do A Lenda do Herói original, além de estar no fim do desenvolvimento de Ordem Paranormal, game inspirado no RPG de mesa mestrado por Cellbit.

“[O Lenda do Herói] foi nosso primeiro jogo como desenvolvedor e já sentimos muita pressão. Agora temos o Ordem Paranormal, do Cellbit, que nem em nossos sonhos mais ousados imaginávamos que iríamos chegar nesse resultado (o Cellbit não acredita até hoje e me deve um almoço pelo sucesso)”, conta Rafael.

Entretanto, antes mesmo de ser um estúdio de games, o Dumativa era uma banda formada por Rafael e outros sócios. “Quando montamos o Dumativa, sempre tivemos um apreço pela regionalidade do artista como impacto cultural. Tanto é que a Dumativa era uma banda  e a era um fracasso como artistas musicais. A gente queria ser um Raimundos, Pato Fú… a nossa ambição era isso”.

Outro sucesso de arrecadação do estúdio Dumativa foi Ordem Paranormal em parceria com Cellbit - Divulgação/Dumativa

O fracasso como uma banda, no entanto, não apagou o amor pela música e foi com os games que o grupo resolveu soltar sua criatividade musical. “Como a banda não deu certo, a gente percebeu que os videogames estavam ocupando um espaço com a música na cultura pop. Nós víamos as orquestras tocando música do Zelda, Mario. E foi aí que a gente falou ‘Caralho! E se a gente começasse a fazer música para videogame?’ Foi assim que os videogames viraram uma opção”, relembra Rafael.

“Eu aprendi a tocar piano com Zelda”, disse o produtor com brilho no olhar. “A gente sempre entendeu que a música sempre teve um papel muito regional. Isso acabou nos ‘contaminando’ e a gente conseguiu trazer isso para o desenvolvimento brasileiro”.

A Lenda do Lenda

A oportunidade de fazer o A Lenda do Herói veio justamente pela amizade que Rafael tinha com Matheus e Marcos Castro, os Castro Brothers. 

Desde o início, lá pelos idos de 2011, 2012, o canal é focado em comédia, mas houve um tempo onde os irmãos ficaram famosos, por sua série no canal no YouTube chamada “Um Joystick, um violão” onde eles cantavam paródias com a temática gamer. 

A Lenda do Herói nasceu como um vídeo lançado no canal dos irmãos Castro, inspirado em Bastion, o game da Supermassive Games, mas com a veia de comédia que sempre esteve na alma da dupla. Logo, o vídeo se tornou um sucesso viral.

O primeiro Lenda do Herói entrou em produção em 2013 e contou com uma campanha de financiamento coletivo para sair em 2016. 

“Desde o Lenda 1 a gente sempre pensou em ter mais de um cantor na tela, sempre foi uma hipótese”, conta Rafael. “Porém, no início, a gente definiu que o Lenda precisava ser o mais seguro possível. Porque quando você retira a mecânica teatral e musical, ele é um jogo que não tinha nada de extraordinário e tal. A gente sabia que só poderia inovar em um lugar - e ainda assim tiramos muita coisa. Essas coisas chegaram no DLC A Lenda dos Mortos”.

O primeiro A Lenda do Herói conta com skins de diversos YouTubers, como Felipe Castanhari - Reprodução/Dumativa

O produtor de A Lenda do Herói diz que o jogo conseguiu criar uma comunidade em seu entorno. “Temos muitos streamers pequenos e tem live do Lenda até hoje. Na última sale [promoção do Steam] a gente vendeu tanto quanto no lançamento. A gente aprendeu a vender nosso jogo”, revela Rafael. 

O sucesso de A Lenda do Herói continua crescendo. “80% da renda do Lenda veio depois que a gente lançou o jogo. E uma coisa que a gente ouvia muito era que se o game não vender no lançamento, ele não vende mais. E foi assim que vimos a nossa comunidade crescendo muito”, conta o produtor.

Atualmente o Dumativa está na fase final do desenvolvendo outro game de sucesso em financiamento coletivo, A Ordem Paranormal: Enigma do Medo, de Cellbit. O game do streamer totalizou R$ 4.230.481 arrecadados e tem previsão de lançamento para janeiro 2023 para PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC.

A Lenda do Herói 2 está em produção há 1 ano - Divulgação/Dumativa

A pré-venda do A Lenda do Herói 2 está sendo realizada em parceria com a Nuuvem, através de um financiamento coletivo com a duração de dois meses, e que também trará brindes exclusivos para os apoiadores.

Entre eles cópias de jogos e artigos de colecionador como camisas, posters, moletom, dioramas até um violão personalizado com a arte do jogo. Tudo isso produzido em parceria com a Lolja e Stamp.Aí. O site da campanha já está no ar e pode ser conferido aqui.

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A Lenda do Herói
  • Lançamento

    26.03.2016

  • Publicadora

    Castro Brothers

  • Desenvolvedora

    Dumativa Creative Studio

  • Gênero

    None