Konami lança coleção NFT para comemorar 35 anos de Castlevania

Chamada de Konami Memorial NFT, ela estará em leilão mundial a partir do dia 12 de janeiro

Por Julia Macalossi 06.01.2022 10H35

A Konami é a empresa de videogame mais recente a entrar na onda dos NFTs. Eles estão promovendo a venda de seus próprios NFTs, anunciando o leilão de “uma coleção Konami Memorial NFT” com 14 obras de arte exclusivas da série Castlevania para comemorar seu 35º aniversário.

A coleção completa será colocada em leilão mundial no OpenSea a partir do dia 12 de janeiro às 20h (horário de Brasília). Detalhes de todas as 14 obras de arte podem ser encontradas no site oficial da Konami.

A empresa de Metal Gear e Silent Hill chama a iniciativa Memorial NFT de apenas o primeiro projeto planejado nesta área. “Com os NFTs e a tecnologia blockchain em sua infância, a Konami continuará a explorar novos desenvolvimentos e ouvir o feedback dos jogadores após esta coleta inicial”, disse.

Diversas empresas de videogames grandes no mercado já se manifestaram sobre NFTs, como a EA que disse que “jogos NFT são o futuro” e até mesmo a Ubisoft, que planeja criar seus próprios jogos na blockchain — inclusive, a empresa entrou no mundo dos jogos NFT com uma plataforma exclusiva chamada Ubisoft Quartz, com seu jogo Ghost Recon Breakpoint sendo o primeiro a receber a novidade.

A Square Enix também se mostrou entusiasmada em relação aos NFTs. Em uma carta de Ano Novo publicada durante o feriado, o presidente Yosuke Matsuda se comprometeu a fazer jogos na blockchain e NFT como parte de seu portfólio de jogos em 2022.

E, apesar das diversas críticas recebidas, a carta fez com que as ações da Square Enix obtivessem um salto de 8% no início da semana — sendo, inclusive, seu maior aumento em um único dia desde agosto passado.

Em sua carta, Matsuda disse acreditar que os jogos na blockchain “têm o potencial de permitir o crescimento autossustentável do jogo”, impulsionando o conceito de “jogar para ganhar”.

Phil Spencer, chefe do Xbox, se mostrou mais cauteloso quanto a nova tendência dos jogos NFT e disse: “O que posso dizer hoje em dia quanto a NFT, por alto, é que acho que há muita especulação e experimentação que está acontecendo, e que parte do criativo que vejo hoje parece mais exploração do que sobre o entretenimento”.

Jogos NFT utilizam o conceito do Non-Fungible Token para que jogadores possam comprar e vender itens como personagens, itens e o que mais entre si — com o potencial de faturar dinheiro real com essas transações.

O conceito, porém, tem sido fortemente criticado por diversos fatores, incluindo desde seu impacto ambiental — semelhante ao que ocorre com criptomoedas —, além de riscos para golpes de pirâmide e até esquemas de lavagem de dinheiro.