Retro   Pc   Playstation   Xbox   Nintendo

Final Fantasy: O principal erro dos jogos clássicos

Certos recursos são bem menos úteis na prática do que nas cenas cinematográficas

Por Diego Lima 17.08.2022 18H00

Final Fantasy está entre as séries mais importantes na história dos RPGs. Ao longo de décadas, jogadores puderam conhecer histórias de diferentes heróis em distintos universos, como Terra (Final Fantasy VI), Cloud (Final Fantasy VII), Zidane (Final Fantasy IX) e Tidus (Final Fantasy X).

Todos esses jogos têm algo em comum: no caso, história profundas com personagens aos quais podemos nos apegar facilmente. Além disso, os sistemas de combate, por mais ou menos variados que sejam entre si, também têm o próprio charme. Inevitavelmente, todos os jogadores podem achar algo para amar.

Só é uma pena que um aspecto tão importante da mitologia de Final Fantasy se perca na maioria dos jogos antigos. Me refiro, no caso, ao peso das Invocações. O problema não é (e nem teria como ser) a existência das invocações em si, mas a frustração de usar essas criaturas em combate.

LEIA MAIS

Até o saudoso Final Fantasy X, todos os jogos da série limitavam o dano que o jogador era capaz de causar aos inimigos. Então, por mais poderoso que fosse o grupo do jogador, por exemplo, os ataques alcançariam um teto intransponível de dano. A escolha, evidentemente, foi feita para não facilitar demais as coisas nos casos em que é esperado algum desafio.

Esse sistema em si não é um problema. Mas a maneira como isso afeta as invocações, especificamente, é um tanto frustrante. Não é raro ver cenas cinematográficas de invocações destruindo cidades inteiras na série Final Fantasy. Foi o caso de Cleyra em Final Fantasy IX, por exemplo.

Ver todo o poder de destruição dessas criaturas lendárias em cenas específicas é sempre empolgante. No entanto, quando decidimos usar uma invocação para atacar, de fato, em algum Final Fantasy clássico, o dano causado muitas vezes é inferior ao dos próprios personagens. E fica pior: existe uma animação imensa antes das invocações atacarem. Você espera, vê toda uma animação grandiosa de preparação para o ataque... E causa 2000 de dano.

Foi bom ver o fim do limite de dano causado por personagens e invocações nos Final Fantasy posteriores ao X (que já tinha, inclusive, uma maneira própria de driblar a limitação de dano). Ainda assim, quando voltamos aos clássicos, é difícil não ficar com preguiça de usar invocações em combate. Afinal, todo aquele espetáculo pode render menos do que uma simples espadada.

Final Fantasy XVI, o próximo jogo da série principal, promete tornar as Invocações parte fundamental da história novamente. Descobriremos, no primeiro semestre de 2023, qual será o resultado disso. O jogo será lançado para PS5.