Pc   Mobile   Tech   Playstation   Xbox   Nintendo

Lei controversa de Quebéc preocupa Ubisoft, Warner e outros

Língua francesa se tornará obrigatória para todas as indústrias do estado canadense

Por Helena Nogueira 30.06.2022 15H35

Nos últimos anos, o Quebéc se consolidou como um dos principais pólos de games e tecnologia das Américas - mas, infelizmente, esse pode deixar de ser o caso. Uma nova lei controversa preocupa os estúdios de games localizados no estado canadense - como Ubisoft, Warner Bros. e Eidos -, visto que ela demanda que todas as indústrias locais passem a ter a língua francesa como obrigatória em seus negócios.

LEIA MAIS

Aprovada em 23 de maio, a Lei 96 estabelece que as indústrias do Quebéc têm até junho de 2025 para alterar a língua inglesa pela francesa como a predominante em sua estrutura. De acordo com o jornal Montreal Gazette. o setor é o que possui mais tempo para se adaptar à regulamentação, que deve custar uma quantia considerável para as empresas localizadas no estado. 

Reprodução: Eidos Montreal

Algumas das grandes desenvolvedoras de games localizadas no Quebéc são Ubisoft (Far Cry 6), Warner Bros. Games (Gotham Knights), Behaviour (Dead by Daylight), Gameloft (franquia Asphalt), Eidos Montreal (Guardians of the Galaxy) e Crystal Dynamics (Tomb Raider). 

De acordo com o Ministério da Indústria local (via Eurogamer), mais de 11 mil pessoas estão empregadas atualmente na indústria de games do Quebéc, que gera aproximadamente de 1.75 bilhões de dólares canadenses anualmente. 

Reprodução: Warner Bros.

O inglês é a língua mais utilizada no mercado de games como um todo, e não é diferente no estado canadense. Em entrevista ao site CBC, uma fonte anônima que trabalha na indústria de games local disse que já está procurando deixar o Quebéc. "Já é visível, algumas pessoas estão vendo a Lei 96 e dizendo: 'OK, chegou a hora de fazer as malas e ir embora’. (...) Não vejo como as companhias do Québec vão conseguir atrair talentos se é isso que elas têm que obedecer”.

Reprodução: Ubisoft

Ainda não se sabe quais serão os impactos reais da regulamentação. Contudo, alguns estúdios e conglomerados dos games terão que analisar de que forma seguirão com seus planos de negócios. É o caso do grupo Embracer, que recentemente adquiriu a Eidos e o estúdio ocidental da Square Enix, ambos localizados em Montreal.