A Eidos Montreal, estúdio por trás da atual adaptação de Marvel’s Guardian of the Galaxy da Square Enix (além de Deus Ex e Shadow of the Tomb Raider), anunciou que mudará sua rotina de trabalho para apenas quatro dias por semana. Eles afirmam ser um esforço para se manter produtivo e fornecer um ambiente sustentável para seus funcionários.

Por isso, os estúdios da Eidos em Montreal e Sherbrooke fecharão às sextas-feiras, encurtando a jornada de trabalho de 40 para 32 horas semanais. David Anfossi, chefe de estúdio da Eidos, afirma que a transição não afetará as condições de trabalho ou salários de seus funcionários.

“Queremos reduzir o tempo de trabalho, mas aumentar a qualidade desse tempo investido, seja em equipe ou para o estúdio como um todo”, disse ele em um comunicado. Ele também acrescentou que a iniciativa da empresa foi uma “incorporação de valores do estúdio, construindo um ambiente de trabalho saudável, criativo e sustentável para os funcionários”.

“A ideia não é condensar a jornada de trabalho em 4 dias, mas sim rever a nossa forma de fazer as coisas e nosso tempo de qualidade investido nisso, com o intuito de trabalhar melhor. Acima de tudo, queremos aumentar a produtividade e o bem-estar de nossos funcionários”, menciona.

eidos montreal

A Eidos diz que parte do que influenciou esta decisão foi tentar responder à questão de “como eles poderiam aumentar sua eficiência como empresa sem comprometer o bem-estar de seus funcionários?”. Anfossi disse que o trabalho remoto durante a pandemia transformou a forma como a empresa trabalhou.

Além disso, a empresa também afirma ter implementado uma variedade de serviços para seus funcionários: períodos de descanso, acesso a consultores financeiros, telemedicina e reembolso de despesas com cuidados de saúde mental e atividades físicas. E eles planejam continuar com isso também.

eidos montreal

Esse é o primeiro estúdio de videogames AAA a mudar sua rotina de trabalho assim, mas estúdios menores também já implementaram algumas mudanças como Dontnod e Young Horses - deixando seus funcionários full home office e também reduzindo as semanas de trabalho.

Não é surpresa que a indústria de games esteja repleta de condições de trabalhos horríveis, abusivas e demandas absurdas, então, essas pequenas mudanças são mega importantes para gerar um impacto positivo na indústria e, talvez, inspirar outras empresas a fazer o mesmo em um futuro próximo. 

E embora essas soluções não sejam abrangentes para os problemas em geral, elas já são um passo promissor em direção à condições melhores de trabalho na indústria de jogos.