Xbox superou Playstation no Japão pela primeira vez em 8 anos. De acordo com números de varejo publicados pela Famitsu (via VGC), o Xbox Series S ultrapassou o PS5 em vendas semanais, resultando no primeiro triunfo dos consoles da Microsoft no país desde 2014. 

LEIA MAIS

Os dados apontam que, sozinho, o Xbox Series S vendeu cerca de 6,1 mil unidades na semana do dia 9 de maio. Enquanto isso, o PS5 e sua versão sem leitor de disco emplacaram juntas apenas 2,6 mil de unidades no mesmo período.

O marco é expressivo pois, historicamente, os consoles Xbox não conseguiram bons resultados no Japão, ainda mais quando comparado com suas vendas no Ocidente. 

Apresentação do Xbox One no Japão em 2014.
DualShockers

De acordo com outro relatório da Famitsu (via VGC), até o último mês de fevereiro de 2022, apenas 2,3 milhões de Xbox haviam sido vendidos no Japão. O console original chegou ao país em 2002 e o Xbox 360, o maior sucesso comercial da família de videogames de mesa, vendeu cerca de 1,6 milhões de unidades. 

No Twitter, o perfil GameDataLibrary, que registra dados do mercado de games no Japão, apontou que Xbox não superava Playstation em vendas desde o lançamento do Xbox One em 2014. Ao longo da permanência da Microsoft no país, isso tinha acontecido menos do que 10 vezes. 

No geral, as vendas de consoles no Japão tem passado por flutuações bruscas devido à baixa disponibilidade de peças. Por exemplo, na semana do dia 2 de maio, o PS5 havia vendido 49 mil unidades, enquanto que o Xbox Series S vendeu apenas 10 mil. 

Não é apenas no país asiático que o PS5 ficou aquém das metas comerciais. Em seu último relatório financeiro anual, a Sony revelou que o console de nova geração ficou abaixo das expectativas de vendas, ficando atrás do PS4.