A Microsoft trabalha em um programa que pode tornar possível a implementação de propagandas em jogos gratuitos nos consoles Xbox, de acordo com reportagem do Business Insider. Isso não significa que jogos grátis passarão a ter anúncios nos consoles Xbox tão cedo quanto amanhã, por exemplo, mas é possível que isso aconteça um dia.

LEIA MAIS

De acordo com o Business Insider, a intenção da empresa seria garantir aos estúdios que produzem os jogos mais uma forma de monetização. Exemplos de como as propagandas poderiam ser adicionadas aos jogos incluem cartazes em pistas de jogos de corrida, segundo o GameSpot.

Master Chief em Halo Infinite.
Xbox.

Embora esse possa parecer um processo natural, considerando que jogos de celular estão cheios de anúncios há muito tempo, a Microsoft estaria ciente das consequências potencialmente negativas da inclusão de publicidade — algo que ainda é raro em jogos para PC e consoles (implementações anteriores, como os infames outdoors de Battlefield 2042, foram mal recebidas pelos jogadores).

Os cartazes não tão bem recebidos do jogo da EA, aparentemente, não foram o suficiente para dissuadir a Microsoft de seguir esse caminho, mas o relatório afirma que um "mercado privado" pode ser criado para que apenas algumas marcas possam participar. Como potencial consumidor final dos jogos, não sei até que ponto isso me deixa menos preocupado.

Guerra em Halo Infinite.
Xbox.

Sem responder diretamente a reportagem, a Microsoft disse, em um comunicado: "estamos sempre procurando maneiras de melhorar a experiência para jogadores e desenvolvedores, mas não temos mais nada para compartilhar."

Na reportagem, o Business Insider informa que esse programa pode estar pronto ainda em 2022, embora não exista um anúncio formal. A publicidade no Xbox sempre esteve limitada aos menus e nunca foi para dentro dos próprios jogos. Teremos de aguardar para ver o que acontece.