Starfield teve seus primeiros trechos de gameplay mostrados durante o Xbox e Bethesda Showcase e, já de cara, é possível notar diversas referências usadas para o game, que podem ocupar o tempo de espera pelo título.

Aqui, o The Enemy traz uma lista de jogos para jogar enquanto espera pelo lançamento de Starfield, programado para 2023.

Leia mais:

Mass Effect (Legendary Edition e Andromeda)

A franquia Mass Effect talvez seja um dos maiores expoentes da temática espacial sci-fi nos games. O título da BioWare, lançado em 2008, pode suprir a vontade de explorar planetas, sistemas e sociedades diferentes enquanto Starfield não chega.

Imagem promocional de Mass Effect 3, com Kaidan, Comandante Shepard e Liara.
Reprodução: BioWare

Com Mass Effect 1, 2 e 3, disponíveis na coletânea Legendary Edition para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC, o jogador vive uma história digna de ópera espacial, com personagens carismáticos, diversos planetas, vilões com poderes cósmicos e o destaque da empresa: escolhas e consequências.

Além disso, apesar das polêmicas, Mass Effect Andromeda, game mais recente da franquia, o jogador tem uma experiência diferenciada. Com uma história menos memorável, o destaque de Andromeda fica na exploração

Imagem promocional de Mass Effect Andromeda, game mais recente da franquia da BioWare.
Reprodução: BioWare

Aqui, o jogador passará por diferentes planetas, cada um com condições específicas como clima, fauna, flora e faz parte da missão proposta criar soluções para estabelecer habitações e mais.

Fallout e The Elder Scrolls V: Skyrim

Jogos da Bethesda possuem diversos recursos que os fazem característicos e, com o mostrado no trailer de Starfield, muito disso estará presente também no novo game.

Assim sendo, jogar Fallout ou Skyrim pode preparar para algumas mecânicas singulares como o já divulgado diálogo em primeira pessoa, como funciona o processo de escolher uma facção, tendências de objetivos e mais.

Imagem de diálogo de The Elder Scrolls: Skyrim.
Reprodução: Bethesda

Mais do que isso, nas palavras do próprio Todd Howard, diretor do jogo, “Starfield será um Skyrim no espaço”. Assim sendo, não seria surpresa ver mais um protagonista com poderes singulares, cidades importantes com seus próprios eventos e afins.

No Man’s Sky

Obviamente, não se pode deixar de falar de No Man’s Sky. O jogo conhecido por ser um game de exploração espacial por essência.

Durante o gameplay mostrado de Starfield, foi visto muito do personagem vagando por planetas e, mais importante, que angariar recursos para construir naves e outras estruturas será crucial na experiência, o que remete diretamente à proposta de No Man’s Sky.

Imagem de No Man's Sky, jogo de exploração espacial que pode tomar o tempo do jogador que aguarda por Starfield.
Reprodução: Hello Games

Infelizmente, o título também é conhecido pelo péssimo lançamento. Porém, após muitas atualizações, No Man’s Sky é hoje um título que oferece um conteúdo mais concreto para o jogador cujo objetivo é se aventurar pelas estrelas.

Cyberpunk 2077

Fugindo da temática espacial, mas ainda falando de prováveis inspirações. O gameplay, principalmente no combate, parece se assemelhar mais com a investida moderna de Cyberpunk 2077 do que, por exemplo, o recurso V.A.T.S. de Fallout, com dano calculado em tempo real e mais ação.

Imagem do combate de Cyberpunk 2077, da CD Projekt Red.
Reprodução: CD Projekt Red

Além disso, fãs tiveram um pequeno vislumbre da árvore de habilidades de Starfield foi mostrada, com bônus e outros benefícios relacionados não apenas aos atributos do personagem, mas também ao que é possível fazer no jogo, como criar explosões e mais.

Desta forma, mergulhar em Night City pode ser uma boa ideia para entender como funcionam tantas possibilidades na hora do combate contra inimigos antes de se aventurar em Starfield.

Prey

O reboot completo da série Prey, também com a Bethesda como responsável, pode não ser exatamente o que Starfield promete, mas toca em um ponto específico: como a empresa aborda ficção espacial.23

Imagem de gamplay de Prey, jogo de terror espacial, também sob o guarda-chuva Bethesda.
Reprodução: Bethesda

O jogo se aproxima mais de um completo game de terror do que um RPG como promete ser Starfield, mas nada impede que a Bethesda explore um ou dois aprendizados do título em sua próxima aventura espacial.