A Microsoft mostrou o Windows 11 oficialmente em evento nesta quinta-feira (24). Após uma série de vazamentos, a empresa confirmou que a primeira grande reformulação de seu sistema operacional desde 2015, chega ainda em 2021.
Continua depois da Publicidade
Computadores com Windows 10 que suportem o Windows 11, vão receber um upgrade gratuito quando o sistema for lançado. Para saber se o seu computador atual atende aos requisitos mínimos para executar o Windows 11, a Microsoft recomenda o uso do aplicativo PC Health Check. Entre os requisitos mínimos para a instação da nova geração estão um processador de 64-bit, 4 GB de Memória RAM e 64 GB de espaço livre no HD.
Falando das novidades do sistema, talvez a mais é que o Windows 11 deixará o usuário instalar aplicativos de celular da Amazon Store diretamente no computador, dispensando o uso de emuladores de Android.
PCs com Windows 11 pré-instalado estarão disponíveis para compra ainda este ano. Confira todas as novidades da nova geração:
Aplicativos Android no PC
A instalação de aplicativos mobile no computador vai permitir que criadores de conteúdo editem e publiquem vídeos em redes sociais como Tik Tok e Instagram diretamente do PC, de forma mais natural e próxima com a interface vista nos celulares.
A novidade também marca a chegada de jogos mobile que estão disponíveis na loja da Amazon nos Windows, como PUBG Mobile.
Visuais novos e modernos
A Microsoft declarou que o Windows 11 tem como proposta oferecer um ambiente calmo e que estimule a criatividade para o trabalho e atividades domésticas.
Para isso, a barra de tarefas da nova geração e o menu iniciar aparecem centralizados na tela. Além disso, a interface conta com transições mais suaves, cores mais claras e janelas arredondadas, para conferir um aspecto moderno.
Um novo jeito de conversar com o chat do Teams
O Windows 11 apresenta um novo chat para Microsoft Teams integrado à barra de tarefas. A aplicação vai permitir chamadas de vídeo, áudio e texto em uma interface unida ao sistema operacial.
Será possível conversar pelo Windows com usuários em outros computadores, além de celulares com Android ou iOS. Com a integração, comandos como silenciar o microfone ficarão disponíveis diretamente pela área de trabalho. Será esse o fim do Skype?
HDR Automático
"Se você é gamer, o Windows 11 é para você". A frase foi dita pela Microsoft para descrever os novos recursos do sistema dedicados aos jogos. A principal novidade é a atualização de HDR automatizado nos computadores para melhorar a experiência visual nos games.
O HDR ajusta os níveis de preto e branco mostrados em monitores e televisores, entregando cores mais vívidas e contrataste de imagens. A Microsoft prometeu que mais de 100 jogos contarão com a melhoria de HDR do Windows 10, entre eles The Elder Scrolls V: Skyrim e Halo.
O Windows 11 vai oferecer suporte aos acessórios periféricos já utilizados no Windows 10, com adição de uma maior integração do sistema com os aplicativos do Xbox e do XCloud.
Direct Storage API
Outra novidade bem legal para quem joga no PC é o aprimoramento da leitura de dados no Windows 11. A Microsoft prometeu que os dados de games serão lidos mais rapidamente na nova geração do sistema, otimizando títulos instalados em unidades SSD.
Com a mudança, o sistema operacional deve conseguir extrair mais das placas de vídeo e memória RAM no computador.
Continua depois da Publicidade
A volta dos que já foram
Os widgets estão de volta! Se você foi usuário do Windows 7, vai lembrar das pequenas janelas que mostravam informações como a hora, a previsão tempo e até o uso de recursos da GPU.
A ideia foi abandonada nas duas últimas versões do sistema operacional, mas está de volta no Windows 11, que terá suporte a widgets da Microsoft e de terceiros, por meio do Microsoft Edge.
Widgets com as últimas notícias ou informações úteis para o dia-a-dia ficarão disponíveis na nova versão da Microsoft Store.
Organizando a tela com o Snap Layouts
Se você abre muitas janelas ao mesmo tempo, vai ficar satisfeito com o Snap Layouts. A novidade tornará possível agrupar diversas janelas na tela de forma mais orgânica que nas edições anteriores do sistema.