Uma nova publicação no blog oficial da Microsoft confirmou a decisão de encerrar a produção de um do Azure Kinect. A empresa passará a fornecer a tecnologia para parceiros terceirizados para que possam vender as próprias alternativas.

O nome Kinect ficou mais conhecido entre os jogadores de videogame como uma expansão para o Xbox 360 e o Xbox One, mas a Microsoft continuou produzindo uma variedade de diferentes dispositivos com sensor de movimento usando o nome Kinect.

Azure Kinect, lançado em 2019, era o produto mais recente da gigante da tecnologia e havia sido projetado, principalmente, para software corporativo e uso de IA. Com uma câmera de 12 megapixels, um sensor de profundidade e sete microfones, o hardware era significativamente mais avançado do que a versão para Xbox One do Kinect.

"À medida que as necessidades de nossos clientes e parceiros evoluem, atualizamos nossos produtos para apoiá-los melhor", consta em comunicado da Microsoft.

A declaração lista vários parceiros que usam elementos da tecnologia Kinect nos próprios dispositivos e também recomenda o Femto Bolt, da Orbbec, como uma alternativa viável ao Azure Kinect.

As empresas que já possuem um Azure Kinect ainda poderão baixar e usar o software de desenvolvimento disponibilizado para o produto, e a Microsoft continuará vendendo os dispositivos até o final de outubro ou enquanto durarem os estoques.

"Obrigado por seu apoio e feedback ao longo dos anos, é incrível o que a Microsoft e a comunidade de desenvolvedores conseguiram alcançar juntos", segue no texto da empresa.

Apesar de receber uma recepção mediana no cenário dos jogos, as variações do Kinect continuaram se expandindo em outros campos, incluindo academia e robótica.

Em 2022, a emissora britânica Sky lançou a linha de TV Sky Glass com a tecnologia do Kinect integrada, permitindo que os usuários utilizem controles de movimento e comandos de voz para controlar a TV, e usar a câmera para fazer videochamadas com amigos e familiares.

Em uma entrevista ao Gizmodo, em 2018, o então diretor de comunicações da Microsoft, Greg Sullivan, disse: "Acho que uma das coisas que está começando a ser entendida é que o Kinect nunca foi apenas um hardware de jogos. Sempre foi mais."


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!