A Microsoft anunciou nesta terça-feira (31) que o Windows 11 será lançado oficialmente em 5 de outubro.

A partir desta data, usuários de Windows 10 poderão fazer a atualização gratuita para o novo sistema operacional. Além disso, novos modelos de PC desktop pré-montados e laptops passarão a ter o Windows OS inédito já instalado.

Entre as novidades prometidas para esta nova geração de Windows, a Microsoft destaca o design e sons repaginados e modernizados, a centralização do menu Iniciar e compatibilidade com a nuvem para integrar sua experiência independente de qual máquina estiver utilizando, e opções de acessibilidade para usuários deficientes.

Não só isso, a empresa reforçou que o Windows 11 será "o melhor Windows de todos os tempos para jogos", graças a tecnologias como DirectX12 Ultimate, DirectStorage e Auto HDR, além de ressaltar o Xbox Game Pass para PC e seu catálogo de jogos.

A Windows Store também ganhará uma nova versão para o sistema operacional, embora funcionalidades como compatibilidade com aplicativos Android não estarão disponíveis em 5 de outubro.

No blog oficial de Windows, o gerente geral da marca, Aaron Woodman, indicou que a transição do Windows 10 para Windows 11 será feita em fases, com duração estimada até meados de 2022.

"Após as grandes lições com o Windows 10, queremos garantir que estejamos dando a você a melhor experiência possível", escreveu. "Isso quer dizer que novos dispositivos elegíveis receberão o upgrade primeiro. Depois a atualização rolará com o tempo para dispositivos no mercado baseado em modelo inteligentes que consideram elegibilidade de hardware, métricas de confiabilidade, idade do dispositivo e outros fatores que impactam a experiência."

"Esperamos que todos os dispositivos elegíveis recebam a oferta do upgrade gratuito para o Windows 11 até meados de 2022. Se você tiver um PC com Windows 10 elegível para a atualização, o Windows Update informará quando estiver disponível. Você também pode ver ser o Windows 11 está pronto para seu aparelho ao ir em Configurações > Windows Update e selecionar a opção de checar por atualizações."

Para quem não tiver um computador ou dispositivo compatível com o novo sistema operacional, a Microsoft já declarou que planeja manter o suporte ao Windows 10 para até 14 de outubro de 2022.