Em uma matéria para o site Polygon, o historiador Gregory Mele, que também é fundador de uma guilda de espadachins em Chicago, nos EUA, elogiou o trabalho de coreografia da série de The Witcher da Netflix, assim como o trabalho de Henry Cavill como Geralt de Rívia.

"É crível que ele seja um lutador", disse em entrevista por e-mail. "As cenas de luta são rápidas, dinâmicas e Henry Cavill provou em Superman (sic), Imortais, Liga da Justiça, etc que ele tem uma grande fisicalidade e consegue fazer uma coreografia de luta."

"Eles criaram um 'estilo' para o Geralt: cortes poderosos, geralmente feitos após aparos de golpes, estocadas retas seguidas de transições rápidas para uma empunhadura reversa, em geral segurando a espada pelo forte (base da espada) com a mão ao redor da guarda. Deste ponto, ele usa estocadas e cortes de proximidade."

"Ele geralmente move de uma empunhadura para outra em conjunto com piruetas", descreveu.

Mele também deu maiores informações sobre o tipo de espada usada pelo protagonista.

"Geralt está armado com uma espada longa relativamente curta, uma equivalente de fantasia de um tipo de arma que poderia ter existido por volta de 1400", explica. "Uma empunhadura de duas mãos em uma lâmina não maior, ou muito maior, que uma espada de mão única, criando uma arma que é usada em uma ou duas mãos, o que quer dizer que também pode ser utilizada a cavalo ou, se preciso, com um escudo."

"Ainda acho que é um pouco curta, mas em termos de espadas de fantasia, é razoavelmente realista."

É importante indica que o historiador diz que ainda há problemas de veracidade no combate, particularmente quando Geralt utiliza seus cortes empunhando a espada ao contrário - chegando a dizer que seu estilo "deve mais a filmes de ninja e Zatoichi dos anos 1980 do que lutas de espada históricas" -, mas ainda assim gostou do resultado final.

"No geral as lutas são velozes e furiosas com alguns elementos básicos e sólidos de esgrima, alguns um pouco mais espalhafatosos e menos utilizáveis, uma grande dependência e uso errado da empunhadura reversa, e alguns casos de estupidez pura e simples", declarou. "Eu suspeito que o Greg de 15 anos teria amado! O Greg de 40 e poucos anos... Posso apreciar o que estão tentando fazer - tornar o estilo de Geralt atípico e dinâmico - e ao menos as lutas tem ritmo rápido e competente."

"O que é mais do que posso dizer de Game of Thrones que, por mais que suas cenas de batalhas sejam estilosas, levaram à produção dos piores duelos que acho que já vi na vida."

A segunda temporada de The Witcher está prevista para 2021. Por enquanto, não há novidades de um novo game da série.