Pode não parecer, mas Zelda Ocarina of Time é um jogo marcado pela tragédia. A começar pelo fato que presenciamos uma infância encerrada cedo demais: pego em eventos predestinados, Link deve abrir mão de anos cruciais de sua vida. Criança em corpo adulto, o herói deve forçar o amadurecimento para impedir o fim do mundo. 

A virada de chave acontece quando o garoto tira a Master Sword do pedestal, viajando sete anos no futuro. Contudo, este não é o momento que marca o fim da infância de Link – na verdade, isso acontece um pouco antes, em uma viela de Hyrule Castle Town. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Nintendo

Trata-se de uma cena secreta que você pode muito bem ter perdido, pois é o caso de vários jogadores. 

Um soldado abatido

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Nintendo

A cena secreta acontece logo após pegarmos a Ocarina of Time, deixada para trás por Zelda na fuga do castelo. Diante da urgência dos acontecimentos, é fácil se ver ansioso para chegar ao Temple of Time o mais rápido possível.

Porém, caso explore a cidade antes de seguir para o templo, você encontrará um diálogo disponível exclusivamente neste ponto do jogo: aquele com o soldado abatido.

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Nintendo

Hyrule Castle Town, que serve de capital do reino, é contornada por pequenas vielas. Para chegar até elas, basta pelas aberturas localizadas na parte oeste da praça principal, bem ao lado dos minigames do baú e dos Bombchus. 

Caso tenha passado por ali antes, o jogador sabe que as ruazinhas são bastante desertas. A maioria dos NPCs ficam dentro de suas casas, o que torna esse canto da cidade bastante pacato. Esse é um dos motivos do encontro com o soldado abatido ser tão chocante. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Nintendo

Morte à espreita

A viela mais calma da cidade de repente se torna inquietante. Encostado no muro à esquerda está um soldado sentado no chão, com a cabeça pendendo dos ombros. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Nintendo

Até esse ponto, os soldados da família real são nada carismáticos na perspectiva do jogador. São eles que fazem o terror da vida de Link quando é necessário invadir o castelo para encontrar Zelda. Também há aquele soldado de Kakariko Village que atrapalha a a viagem para Death Mountain, além de caçoar da sua cara.   

Mas, em meio a uma cidade que borbulha agitação e sorrisos, este soldado não se encaixa com o resto. A figura cabisbaixa não aparenta estar bem. Ao interagir com o NPC, ele imediatamente pergunta se você é o garoto vindo da floresta. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Nintendo

“F-f-finalmente o encontrei... T-t-tenho algo para falar para você...” balbucia o guerreiro, indicando que está se esforçando consideravelmente para conseguir entregar a mensagem. 

"Ganondorf, o rei Gerudo dos ladrões, traiu nosso Rei. A babá de Zelda, Impa, previu o perigo e escapou do castelo com nossa princesa…”, continua o NPC, confirmando as suspeitas do jogador.

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Nintendo

“Tentei impedir os homens de Ganondorf de persegui-las, mas… A princesa estava esperando por um garoto da floresta… Você… Ela queria entregar algo ao garoto. Se você recebeu o item da princesa, corra para… o… Temple..of…Time…”, termina o diálogo pausadamente.

O soldado estica o braço esquerdo e, após contorcer o corpo, sua cabeça volta a pender dos ombros. Caso interaja com o NPC de novo, Navi fala: “Ele não está mais se mexendo…”  

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Nintendo

Fim da brincadeira de criança

Não fosse essa breve interação, o jogador jamais descobriria que houve um confronto em Hyrule Castle. Vemos Ganondorf perseguindo Impa e Zelda sozinho, o que indica um evento isolado. Mas não, o rei Gerudo aparentemente fez um golpe de estado, aniquilando os moradores do castelo com seu excército, incluindo o rei. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Nintendo

É bastante curioso perceber que a cidade aparentemente segue alheia ao massacre no castelo. Na praça principal, os aldeões seguem suas vidas felizes, conversando alto, se empurrando e pechinchando. 

Ninguém parece sequer ter notado o soldado à beira da morte, quem dirá a princesa em fuga. Isso leva parte dos fãs a acreditar que o NPC não pertence ao jogo final. O guerreiro seria evidência de um trecho descartado da história – o desenvolvimento teria esquecido de excluí-lo por estar escondido em uma área isolada do cenário.  

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Nintendo

Seja um evento planejado ou não, é fato que a interação com o soldado moribundo é bastante chocante, ainda mais para quem jogou Ocarina of Time ainda pequeno. Essa cena secreta corresponde a uma quebra na aventura até então épica e fantástica. De repente, o mundo colorido de Hyrule ganha tons bastante sombrios. 

Salvar o mundo parecia brincadeira de criança. Agora, se revelou como coisa de adulto: o perigo é real e a população do reino corre o risco de ser exterminada se Ganondorf colocar as mãos na Triforce. No fim, é o que acaba acontecendo. 

LEIA MAIS

The Legend of Zelda: Ocarina of Time está disponível no catálogo do Pacote Adicional do Nintendo Switch Online. O clássico de Nintendo 64 também possui um remake, que está disponível apenas para 3DS.    


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais! 

extras/capas/Zelda_ocarina_of_time.jpg
The Legend of Zelda: Ocarina of Time
  • Lançamento

    21.11.1998

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    Nintendo

  • Censura

    10 anos

  • Gênero

    Aventura