O último trailer de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, divulgado pela Nintendo na quinta-feira (13), deu destaque a um vilão de cabelos longos e vermelhos. Trata-se de Ganondorf Dragmire, antagonista da franquia que fará seu retorno após 17 anos. 

Os jogadores de Breath of the Wild, porém, podem não conhecer o Rei das Trevas. Neste artigo, o The Enemy reuniu tudo o que você precisa saber sobre o vilão – incluindo o porquê, afinal, de seu ódio descomunal ao reino de Hyrule. 

Imagem de Zelda Tears of the Kingdom
Reprodução: Nintendo

Ocarina of Time

Apesar de ser mencionado brevemente em A Link to the Past, conhecemos Ganondorf, de fato, apenas em Ocarina of Time. Lançado para Nintendo 64 em 1998, o clássico apresenta o vilão como o Rei das Gerudo, a tribo de guerreiras do deserto. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Reprodução: Nintendo

Em certo ponto, aprendemos que o nascimento de um homem é um evento raro entre as Gerudo, visto que a tribo é composta inteiramente por mulheres. É dito que as guerreiras viajam para a capital de Hyrule para ter filhos e manter a tribo – e um menino Gerudo nasce apenas a cada 100 anos. 

Sendo assim, logo que deixa o ventre de sua mãe, Ganondorf é coroado Rei Gerudo. Alimentado pela sede de poder, o jovem do deserto anseia conquistar o mundo. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Reprodução: Nintendo

O vilão aparece logo na primeira cutscene do jogo, em que Link tem um pesadelo com uma premonição: o garoto não será capaz de deter Ganondorf em sua perseguição à Princesa Zelda para fora do Castelo de Hyrule. 

Link é despertado por uma fada, Navi, que informa que o garoto foi convocado pelo líder dos Kokiri – a Grande Árvore Deku. A entidade ansiã conta ao jovem herói que ele deve encontrar a Princesa Zelda e deter Ganondorf, que lhe roubou a Pedra Espiritual da Floresta. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Reprodução: Nintendo

Quando encontramos Zelda, ela está observando o Gerudo por uma janela estreita. O vilão se aproximou do Rei de Hyrule com o intuito de destroná-lo. Prevendo o pior, a princesa pede para que Link pegue o restante das Pedras Espirituais antes do Rei Gerudo. 

Com todas as três Pedras Espirituais e a Ocarina do Tempo em mãos, Link abre a Porta do Tempo e empunha a Master Sword, entrando em um sono profundo de sete anos. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Reprodução: Nintendo

O que o garoto não previu, porém, é que com isso ele deixou o caminho do poder supremo – a Triforce – aberto para Ganondorf, algo que o Gerudo agradece ao herói. O coração impuro do vilão, contudo, acaba partindo a relíquia sagrada em três pedaços, dos quais ele detém apenas um: a Triforce do Poder. 

Passados sete anos, Link desperta no corpo de um adulto e se depara com uma Hyrule desolada pelo domínio de Ganondorf, que permaneceu na busca pelos pedaços restantes da Triforce. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Reprodução: Nintendo

Enfrentamos o vilão no final do game em sua forma humana e bestial – quando assume a forma do temível Ganon. Apunhalado pela Master Sword, Ganondorf é selado pelos Sete Sábios despertos por Link. Enquanto cai em um abismo sem fim, o antagonista jura que retornará para exterminar os descendentes do herói e da Princesa.

The Wind Waker

Imagem de Zelda Wind Waker
Reprodução: Nintendo

Dito e feito, Ganondorf retorna séculos depois para tentar cumprir sua promessa em The Wind Waker – o primeiro jogo de uma das três ramificações da Linha do Tempo de Zelda. 

Quando, de alguma forma, consegue quebrar o selo deixado pelos Sete Sábios, Ganondorf é surpreendido pela ausência de um herói. Livre para tomar poder, o vilão dissima Hyrule. 

Imagem de Zelda Wind Waker
Reprodução: Nintendo

Porém, antes de ter sucesso em seus planos, ele é surpreendido pela inundação do Reino, provocada pelos deuses como forma de responder às preces do povo hylian. Com isso, se forma o Grande Oceano que é cenário do jogo.

Séculos depois, Ganondorf envia seu leal servo, a ave conhecida como Helmaroc King, para raptar garotas de orelha pontuda ao redor do Grande Oceano. O tirano estava, mais uma vez, à procura da Triforce da coragem. 

Imagem de Zelda Wind Waker
Reprodução: Nintendo

A busca por Zelda ressulta no rapto da irmã de Link, Aryll. Tem assim início a jornada de The Wind Waker, que é concluída com um confronto contra o Rei das Trevas.

No topo de sua torre na Hyrule congelada abaixo das ondas, Ganondorf revela mais detalhes sobre a sua sede insaciável pelo domínio de Hyrule, algo que motiva o seu retorno através das eras. 

Imagem de Zelda Wind Waker
Reprodução: Nintendo

Melancólico, o vilão suspira e relembra de sua terra natal, o Deserto Gerudo de Ocarina of Time. Ele descreve a região como um lugar hostil e inóspito, assolado por ventos ferozes que traziam nada além de miséria e morte ao seu povo. 

Dessa forma, ao tomar conhecimento da fartura e vida pacata de Hyrule, o jovem Rei Gerudo cobiçou os ventos amigáveis que sopravam em Hyrule, algo que resultou em sua determinação em conquistar uma vida melhor para o seu povo. 

Imagem de Zelda Wind Waker
Reprodução: Nintendo

Ganondorf termina derrotado ao final de The Wind Waker, fadado a permanecer petrificado no fundo do oceano. 

Twilight Princess

Imagem de Zelda Twilght Princess
Reprodução: Nintendo

O próximo jogo em que o vilão dá as caras é Twilight Princess, em que é revelado em um momento tardio que Ganondorf é antagonista por trás de todos os acontecimentos que movem a trama. 

Uma determinada cutscene do game mostra o que aconteceu, de fato, no momento em que os Sete Sábios selaram o Gerudo em Ocarina of Time. A Sábia da Água tenta executar Ganondorf – que, por sua vez, consegue sobreviver devido à Triforce do Poder. 

Imagem de Zelda Wind Waker
Reprodução: Nintendo

O vilão consegue se libertar das correntes que o prendem e consegue assassinar a Sábia. Os demais guardiões, surpreendidos, se apressam em abrir um portal, tendo sucesso em enviar Ganondorf e a Triforce do Poder para uma realidade alternativa conhecida comon Reino do Crepúsculo. 

É lá que o Rei das Sombras conhece Zant, um servo da família real Twili com sede de poder. Ganondorf manipula e convence o antagonista para que trabalhe ao seu favor, com a promessa de torná-lo soberano dos Twili. 

Imagem de Zelda Four Swords Adventures
Reprodução: Nintendo

Por trás dos panos, o plano de Ganondorf é colidir o Reino da Luz com o Reino do Crepúsculo, criando a escuridão eterna. 

No final do game, Link, Zelda e Midna conseguem derrotar Ganondorf, que perde a Triforce do Poder e fica à beira da morte devido a um ferimento em seu abdome. Antes de falecer, porém, o vilão profere que retornará novamente, visto que “o conflito entre luz e sombras será escrito com sangue”.  

Imagem de Zelda Twilight Princess
Reprodução: Nintendo

Four Swords Adventures

Em Four Sword Adventures — que se encontra na mesma ramificação da Linha do Tempo da série que Twilight Princess –, conhecemos a primeira reencarnação de Ganondorf, renascido como um dos meninos nascido entre as Gerudo a cada 100 anos.

Imagem de Zelda Four Swords Adventures
Reprodução: Nintendo

No game, as Gerudo contam a Link que o coração de Ganondorf ficava mais corrompido a cada ano que se passava, e a sua obsessão por poder resultou em seu banimento do deserto.  

Após derrotar Vaati, o jogador confronta o Rei nas Sombras na forma de Ganon, forma demoníaca que se transformou ao segurar o Tridente.

Quem é Ganondorf em Tears of the Kingdom? 

Imagem de Zelda Tears of the Kingdom
Reprodução: Nintendo

Até o momento, não se sabe ao certo quem é o Ganondorf em Tears of the Kingdom, que se passa em um futuro distante da franquia. Seria mais uma reencarnação, ou o próprio Rei das Sombras de Ocarina of Time? 

Porém, os trailers da aguardada sequência incluem algumas dicas: o cadáver que Link e Zelda emana malícia de um ferimento do abdome, o que parece sugerir que se trata da versão do vilão de Twilight Princess. 

Imagem de Zelda Tears of the Kingdom
Reprodução: Nintendo

Além disso, o último trailer do game mostra o Gerudo com uma forma mais robusta e imponente, completo com longos cabelos de mechas vermelhas. O visual remete a Demise, entidade revelada em Skyward Sword que representa a origem do mal que assola a franquia. 

Bem, só descobriremos mais detalhes sobre o vilão, de fato, com a chegada de Tears of the Kingdom. 

LEIA MAIS

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom chega ao Nintendo Switch em 12 de maio.  Saiba tudo sobre o game, incluindo história, personagens, preço e mais. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais

extras/capas/zelda_tears_of_the_kingdom_boxart.jpg
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
  • Lançamento

    12.05.2023

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    Nintendo

  • Censura

    12 anos

  • Gênero

    Ação, aventura

  • Plataformas

    Nintendo Switch