Internet Explorer, o navegador que ensinou para muitas pessoas o que era a internet, está morto. Desde 2015, a Microsoft mudou o próprio foco para suportar o já conhecido Microsoft Edge e, pelos próximos meses, usuários restantes do Internet Explorer serão redirecionados para o Edge.

A informação foi divulgada pelo The Verge. Em uma atualização posterior à transferência dos últimos usuários do Internet Explorer para o Edge, o Internet Explorer será permanentemente desabilitado. Se, por algum motivo, você ainda usa o IE, prepare-se para se acostumar com uma nova realidade.

De certa forma, o "espírito" do Internet Explorer continuará vivo, porque o Edge tem uma aplicação chamada "modo IE", para oferecer suporte a aplicativos da Web mais antigos que exigem o Internet Explorer. A Microsoft continuará a oferecer suporte ao modo IE até pelo menos 2029.

LEIA MAIS

A maioria dos consumidores deixou o IE. Atualmente, o clássico navegador é a escolha de menos da metade de um por cento de todo o mercado. O Google Chrome é, de longe, o navegador mais popular, com cerca de 65%, segundo dados do StatCounter

Sem dúvida alguma, o Internet Explorer marcou a história da humanidade como o primeiro navegador a se tornar absurdamente popular. Como em todos os outros mercados, era esperado que um dia surgissem novas opções igualmente funcionais ou até mais.