A Microsoft anunciou, nesta quarta-feira (19), que vai encerrar o suporte ao Internet Explorer 11 (versão atual) em 15 de junho de 2022 para "algumas versões do Windows 10." O título da publicação no site oficial da empresa deixa clara a intenção da Microsoft: "o futuro do Internet Explorer no Windows 10 é o Microsoft Edge." Ou seja, se você, por algum motivo, ainda usa o Explorer, prepare-se para se despedir e aderir a uma nova realidade.

"O Microsoft Edge não é apenas uma opção de navegação mais rápida, segura e moderna do que o Internet Explorer, mas também pode atender a outra preocupação importante: compatibilidade com sites e aplicativos mais antigos", consta no texto. "O Microsoft Edge possui o modo Internet Explorer ('modo IE') integrado, para que você possa acessar os sites e aplicativos baseados no Internet Explorer diretamente do Microsoft Edge."

A linha do tempo disponível acima, como você pode conferir, diz exatamente qual será a trajetória do Internet Explorer 11. O anúncio do fim foi anunciado em 19 de maio. Em agosto de 2021, o Microsoft 365 e outros aplicativos encerrarão o suporte ao Internet Explorer 11. Em 15 de junho de 2022, o Internet Explorer 11 (desktop) será encerrado.

"Com o Microsoft Edge, oferecemos um caminho para o futuro respeitando o passado. A mudança era necessária, mas não queríamos deixar para trás sites e aplicativos confiáveis, ​​e ainda em funcionamento. Estamos aqui para ajudá-lo a fazer a transição para a experiência de navegação mais abrangente do Microsoft Edge."