As semelhanças entre The Callisto Protocol, jogo desenvolvido pelo Striking Distance Studios e distribuído pela Krafton (de PUBG), e Dead Space são bem óbvias. Isso não chega a ser chocante ou mesmo ruim quando consideramos o envolvimento de Glen Schofield no novo jogo.

Schofield é nada menos do que o co-criador de Dead Space e, nitidamente, ele tem certo apego ao conceito de terror no espaço. Não à toa, The Callisto Protocol passa exatamente a mesma impressão que Dead Space passava antes de ser lançado ao colocar o protagonista trancado em uma nave cheia de criaturas contra as quais só existe a opção de lutar. Fugir, obviamente, é impossível, já que não há para onde correr.

Monstro com cabeça dividida em The Callisto Protocol.
Reprodução: Krafton.

Com base nas primeiras prévias de The Callisto Protocol, é fácil perceber que, apesar do tom sombrio, o balanceamento entre terror e ação está bem equilibrado. Talvez, até exista uma tendência maior para a ação, já que a arma de "telecinese", se é que podemos chamar assim, aparece a todo instante.

LEIA MAIS

De longe um dos maiores destaques do Summer Game Fest, o novo jogo do estúdio de Glen Schofield ainda promete modelos de personagem impressionantes, animação digna de ser chamada de nova geração e até mesmo dá um show de autenticidade graças à arma um tanto inusitada — e aos usos mostrados para o equipamento até então.

Personagem principal cercado por inimigos.
Reprodução: Krafton.

Enquanto isso, temos a Electronic Arts se preparando para o lançamento de Dead Space Remake. A nova versão do clássico deve vir ainda mais deslumbrante do que era o jogo original no contexto em que foi lançado, e as expectativas dos fãs estão lá em cima.

Há uma pequena distância entre o lançamento dos dois jogos: The Callisto Protocol chegará em 2 de dezembro de 2022, e Dead Space Remake será lançado em 27 de janeiro de 2023. Inevitavelmente, fãs podem ponderar a respeito de escolher apenas um dos dois jogos, considerando as propostas tão semelhantes.

Protagonista cai após ser atingido.
Reprodução: Krafton.

Quem sente saudade de Dead Space, evidentemente, está totalmente no direito de comprar a nova versão do clássico. Contudo, o fator novidade — assim como a nítida confiança da Krafton no produto que será lançado — chama atenção.

Já vimos bastante gameplay de The Callisto Protocol, e é difícil dizer que o jogo fica devendo algo para o material que o inspirou. Seja em termos de combate ou ambientação, não faltam elogios para o que foi mostrado até agora. Então, somente uma surpresa muito negativa poderia levar ao desastre.

No final das contas, a comparação é desnecessária. Provavelmente, vou acabar aproveitando os dois jogos... Mas confesso que estou um pouco mais (ou bem mais) animado para The Callisto Protocol.