Testemunhando ao Congresso dos Estados Unidos da tarde desta terça-feira (10), Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, sugeriu que a rede social poderia implementar uma versão paga no futuro.

Questionado sobre o atual modelo de negócios da rede social, que utiliza dados de usuários para orientar anúncios publicitários, Zuckerberg voltou defendê-lo – segundo ele, o modelo seria único que possibilitaria a expansão da plataforma globalmente.

Sua resposta, no entanto, dá abertura para a possibilidade da existência de um segundo modelo complementar de monetização. "Sim, sempre haverá uma versão do Facebook gratuita", respondeu sobre o tema.

Apesar de não fazer referência direta a um modelo pago, o fato de Zuckerberg ter dito que uma "versão" gratuita sempre existirá levanta a possibilidade que uma versão paga também poderia existir.

Uma versão paga do Facebook é vista por alguns como uma possibilidade de proteção de dados, em que o usuário efetivamente pagaria pelo uso da rede social para, em troca, não visualizar anúncios publicitários ou ter dados coletados para este fim.