Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, classificou como "simplista" um comentário do CEO da Apple, Tim Cook, criticando o modelo de negócio de empresas que "monetizam consumidores" – em referência direta ao modelo do próprio Facebook.

Em entrevista ao Recode, Cook sugeriu que a Apple poderia fazer muito dinheiro se escolhesse "monetizar nossos consumidores", mas decidiu não fazer isso para não estar vulnerável aos problemas que o Facebook enfrenta atualmente – em meio ao escândalo de vazamento de dados envolvendo a Cambridge Analytica.

"Eu acho que esse argumento, de que se você não está pagando, de alguma forma, não podemos nos importar com você, é extremamente simplista e nem um pouco alinhado com a verdade”, afirmou Zuckerberg em entrevista ao Vox.

Em defesa ao modelo de monetização de sua empresa, baseado em publicidade, não da venda direta de serviços, Zuckerberg afirmou que ele seria o "único racional" para a criação de uma plataforma focada em "conectar pessoas".

"Se você quer construir um serviço que não serve apenas pessoas ricas, então você precisa ter algo que as pessoas possam pagar", indicou, cutucando a Apple na sequência.

"Pelo contrário, acho que é importante que não tenhamos síndrome de Estocolmo com empresas que trabalham duro para cobrar mais te convencerem de que realmente se importam mais com você. Porque isso soa ridículo para mim". 

A troca de farpas vem em um momento no qual o Facebook sofre com duras críticas pela forma com que lida com dados pessoais de seus usuários. A polemica se acentuou nas últimas semanas, após a revelação de uma brecha de dados de mais de 50 milhões de usuários pela companhia Cambridge Analytica, usados para a criação de peças publicitárias durante a eleição presidencial dos Estados Unidos.