Com seus últimos modelos, a Samsung mira em estabelecer novos padrões para o mercado, e este também é o caso do Odyssey Neo G9. Lançado no Brasil durante a Brasil Game Show (BGS), o monitor ultrawide entrega imersão ímpar com ótima qualidade de imagem -- porém, apenas para o grupo seleto que dispõe de PC de última geração.

A convite da Samsung, o The Enemy testou o Odyssey Neo G9, que possui 57 polegadas, até 240Hz de taxa de resposta e curvatura de 1000R – configurando o primeiro monitor Dual UHD do mundo. 

Samsung Odyssey Neo G9
Helena Nogueira/The Enemy

Imersão

De fato, o chamariz do modelo é a imersão: a tela super ultrawide é tão ampla e curva que a sensação é de ser engolido pela imagem. Em termos de comparação, é como se dois monitores UHD fossem postos lado a lado – por isso o termo “Dual UHD”.

Samsung Odyssey Neo G9
Samsung

Todo esse espaço permite que os olhos acompanhem muito mais na tela, sendo ideal para potencializar a imersão de certos jogos. É o caso de Forza Horizon 5 que, nos testes, ficou ainda mais expansivo com suas paisagens mexicanas ocupando toda a amplitude em 32:9 – uma resolução disponível em poucos títulos, diga-se de passagem. Durantes os testes, Starfield -- um lançamento deste ano -- foi um exemplo de jogo que não dispõe da resolução.   

A curvatura impressionante do monitor é especialmente proveitosa para jogar games com câmera estática ou de pouco movimento. Já jogos de tiro em primeira ou terceira pessoa são acompanhados por certo cansaço e confusão da vista. 

Samsung Odyssey Neo G9
Helena Nogueira/The Enemy

Os testes com Resident Evil 4, por exemplo, demandaram maior movimentação da cabeça para acompanhar todo o quadro, visto que a curvatura da tela é maior do que a dos olhos. Ainda mais em jogatinas prolongadas, isso facilmente pode gerar tontura. 

Jogadores que priorizam alta performance em jogos competitivos como Valorant, porém, podem adaptar a resolução para evitar o excesso de movimento da cabeça. 

Samsung Odyssey Neo G9
Helena Nogueira/The Enemy

Para o dia-a-dia, além disso, a poderosa curvatura facilita o uso da multitarefa. Três a quatro telas de navegador cabem uma do lado da outra em tamanho adequado para o trabalho, tornando 

Imagem

Samsung Odyssey Neo G9
Samsung

Por mais que a curvatura seja o destaque, o modelo não decepciona em opções de conectividade. A parte traseira do Odyssey Neo G9 inclui nove entradas: três HDMI 2.1, uma DisplayPort 2.1, duas USB-A, duas USB-B e P3 para fones.  

Em termos de imagem, a maior performance se encontra no DisplayPort 2.1 – contudo, o potencial oferecido só pode ser aproveitado por uma gama seleta de computadores disponíveis no mercado.

Samsung Odyssey Neo G9
Helena Nogueira/The Enemy

Para alcançar a taxa de atualização de 240Hz oferecida pela primeira Dual UHD do mundo, é necessário placa de vídeo UHBR 13.5 ou superior, visto que possuem DisplayPort 2.1. 

No momento desta publicação, apenas duas placas do mercado possuem a entrada: a AMD Radeon RX 7900 XT e RX 7900 XTX. Sendo assim, este notadamente não é um atrativo para o público brasileiro. 

Samsung Odyssey Neo G9
Helena Nogueira/The Enemy

Porém, mesmo com um set up menos robusto é possível alcançar qualidade de imagem bastante satisfatória. Com uma NVIDIA GeForce RTX 2080 Super, a tela já surpreendende pelo brilho e precisão dos detalhes, atributos garantidos pelo painel Quantum Mini-LED e tecnologia Quantum Matrix.

Vale a pena?

Samsung Odyssey Neo G9
Samsung

O Samsung Odyssey Neo G9 é um monitor robusto e de fácil montagem que, sem dúvidas, deixa qualquer setup gamer mais impositivo e elegante. A dimensão do acabamento em branco na parte de trás, inclusive, serve para refletir as cores do CoreSync, que podem ser ajustadas para o efeito de luz desejado na parede. 

Em decorrência de sua dimensão e peso, porém, o Odyssey Neo G9 dispõe de menos opções de inclinação e ajuste quando comparado a outro modelo da Samsung deste ano, o Odyssey OLED G8

Samsung Odyssey Neo G9
Samsung

Também há menos recursos e opções de configuração, que devem ser ajustados com um pad minimalista e de difícil manuseio na parte inferior da tela.  

É impossível ignorar, além disso, que o Odyssey Neo G9 é um sonho acessível para um público muito seleto. O preço sugerido para o Brasil é de R$ 18 mil, com três anos de garantia. 

LEIA MAIS

Ainda assim, a imersão proporcionada pela proporção Dual UHD impressiona, servindo para potencializar principalmente experiências de jogos com câmera estática ou de pouco movimento. O Odyssey Neo G9 é, acima de tudo, um monitor robusto com ótima imagem, variedade de entradas e utilidade para atividades multitarefa.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!