Você provavelmente ouviu alguém dizer, nos últimos meses, que se tantos jogos realmente forem lançados em 2022, como God of War: Ragnarok, The Legend of Zelda: Breath of the Wild 2 (ou seja lá o que for) e Elden Ring, esse será um dos melhores anos na história dos jogos.

Bom, você talvez não saiba, mas, historicamente, os ciclos de segundo aniversário dos consoles sempre foram lotados de títulos impressionantes. Para entender essa história, assista ao vídeo no topo da página ou continue conosco aqui na leitura.

Lá nos anos 1990, pouco antes da virada do milênio, os jogos passaram por uma transição importante. O 2D ficou no passado, e jogos 3D se tornaram a nova regra da indústria. Mesmo que alguns roubassem com fotos quase estáticas e apenas personagens tridimensionais.

Foi a partir dessa transição do 2D pro 3D que um certo padrão surgiu quando olhamos para os consoles lançados nos último quarto de século, digamos assim. 25 anos, no caso. O ciclo em que o console completa 2 anos, quase sempre, é infestado de sucessos. Então, 2022 não chega a ser uma exceção, mas esse não é o ponto, evidentemente.

1995 até 2000

Mansão Spencer no primeiro RE.

No segundo ano tanto do PlayStation quanto do Sega Saturn, o primeiro Resident Evil foi lançado, dando origem a uma série que viria a revolucionar o mundo dos jogos mais de uma vez.

Naquele mesmo momento, houve o surgimento de Tomb Raider e Crash Bandicoot, além de The King of Fighters — que tem jogo em 2022 também.

Curiosamente, a Nintendo é a empresa que costuma fugir desse padrão com segundos anos bombásticos. Os principais destaques do segundo ano do Nintendo 64, por exemplo, foram GoldenEye 007 e Diddy Kong Racing. Mas, naquele mesmo ano, no segundo semestre, um pouco depois do console completar dois anos, vieram Ocarina of Time e Mario Party.

O segundo ano também foi muito feliz para o Dreamcast, o primeiro console da sexta geração. Afinal, foi ali que surgiram os nossos queridíssimos Resident Evil — Code: Veronica (meu favorito) e Shenmue, uma série que conquistou milhões de pessoas e teve uma história não tão feliz no longo prazo.

2001 até 2003

Claude de GTA III.

Agora, isso aqui você não vai aguentar: o segundo ano do PlayStation 2 foi uma coisa completamente absurda.

De março de 2001 até março de 2002, alguns dos jogos mais importantes de todos os tempos foram lançados. Estamos falando, é óbvio, de GTA 3: tido como o grande pai dos jogos de mundo aberto em que é possível correr e, bom, fazer praticamente qualquer coisa.

Ainda no PS2, vieram Final Fantasy X, Silent Hill 2, o primeiro Devil May Cry, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, Onimusha: Warlords e o primeiro Fatal Frame. Pouco, né?

No caso do Nintendo GameCube, a Nintendo até entrou nessa onda de ótimos segundos anos. Afinal, Super Mario Sunshine, Metroid Prime e Zelda: The Wind Waker foram todos lançados dentro desse prazo que estamos analisando aqui.

Inclusive, dois meses depois do lançamento do GameCube, vimos o nascimento da marca Xbox, com o primeiro Xbox. Logo na estreia, em 2001, eles já chegaram chocando o mundo com o primeiro Halo, mas o ciclo de segundo ano não foi lá tão forte assim.

Por um lado, rolou Star Wars: Knights of the old Republic. Por outro... Bom, teve Dino Crisis 3, o jogo que matou a franquia para sempre, ao que tudo indica. Todo mês surgem rumores falando do retorno de Silent Hill, Dino Crisis e tudo mais, mas parece que não vai rolar não.

2006 até 2008

Master Chief em Halo 3.

Ainda dentro da Xbox, o segundo ano do Xbox 360 foi maravilhoso. Halo 3, meu Halo favorito, foi lançado, e ainda teve Call of Duty: Modern Warfare, o primeiro BioShock (que saiu antes no Xbox), o primeiro Mass Effect; olha o tanto de coisa que a gente tá falando aqui. Inclusive, a ideia não é falar de exclusivos apenas, viu? Jogos multiplataforma bons também são lançados em segundos anos.

No PS3, por exemplo, teve Army of Two, GTA IV, Burnout paradise; era uma festa. No Wii já foi menos interessante, já que Super Smash Bros. Brawl foi a única coisa realmente impactante, mas ainda é válido.

2013 até 2019

Geralt em The Witcher.

Aliás, até o Wii U se deu bem dentro do nosso prazo estudado aqui. Super Mario 3D World, Bayonetta 2, Donkey Kong Country: Tropical Freeze, Mario Kart 8, Hyrule Warriors, Shovel Knight (que, se você ainda não jogou, super vale a pena). Sim, muitos dos sucessos do Switch estão por aí há um bom tempo.

Chegamos, finalmente, na geração que, agora, é a geração passada. Ah, o PS4 e o Xbox One, lançados no mesmo mês do mesmo ano, com apenas uns dias de diferença. No período ali de novembro de 2014 até novembro de 2015, foi sucesso atrás de sucesso.

Dragon Age: Inquisition, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, The Witcher 3: Wild Hunt, Bloodborne, Life is Strange, Until Dawn, Fallout 4, Metal Gear V, Halo 5, Rocket League. Chega a ser bizarro, na boa.

E fechamos essa lista imensa de jogos de segundo ano com Super Smash Bros. Ultimate, Octopath Traveler e Super Mario Party, que foram os joguinhos do segundo ano do Switch.

Começa o segundo ano do PS5 e do Xbox Series

Master Chief em Halo Infinite.

Desde os anos 1990, os períodos de segundos aniversários dos consoles são cheios de sucessos. E, ao que tudo indica, não vai ser diferente com o PS5 e o Xbox Series. Já tivemos até Halo Infinite, por exemplo!

2020 e 2021 foram anos extremamente difíceis em absolutamente todos os sentidos; até quando falamos em entretenimento. Mas 2022 pode ser muito melhor. E, aparentemente, não é errado ter esperança dessa vez.