Outubro de 2021 marca o 25º aniversário da franquia Tomb Raider. Naturalmente, os jogos protagonizados por Lara Croft estão sendo bastante comentados nos últimos dias, mas a Square Enix decidiu ir além e revelar algo impressionante: um jogo de terror da série que nunca foi lançado oficialmente.

Intitulado Tomb Raider: Ascension, esse game estava em desenvolvimento no início da década de 2010, mas acabou sendo deixado de lado para que o muito bem sucedido reboot de 2013 fosse lançado e mudasse a história da série para sempre.

Em um vídeo com sete minutos, divulgado no canal oficial de Tomb Raider no YouTube, vemos Lara Croft andando por cenários escuros com apenas uma tocha acesa. Depois, ela aparece explorando um mapa aberto, cheio de névoa, no maior estilo Silent Hill, e enfrentando criaturas bizarras com um lança-chamas.

A ambientação, portanto, seria variada, ao que tudo indica. Às vezes, jogadores estariam em grandes casas. Outros momentos levariam Lara até planícies amplas no maior estilo Shadow of the Colossus, com direito até mesmo a monstros gigantes dos quais fugiríamos a cavalo.

Muitos dos inimigos são vistos surgindo do meio de uma fumaça preta. Há cenários, inclusive, nos quais todo o solo perde a cor — algo que pode lembrar muitos jogadores de Death Stranding, por exemplo. E nesses locais, Lara enfrentaria mais criaturas monstruosas usando machado ou o que mais tivesse à mão.

Quando vemos trechos de jogos que nunca foram lançados, podemos nos sentir tentados a dizer que teria dado tudo certo. Entretanto, a própria equipe sentia que, considerando o cenário de ação e aventura da época, Tomb Raider: Ascension não seria tão bom quanto os jogos de Batman da série Arkham, por exemplo.

Para mais sobre Tomb Raider, confira o review de Rise of the Tomb Raider, jogo mais amado da trilogia iniciada com o excelente reboot de 2013.